Estou com uma grande dificuldade num problema que não deveria existir: quero adicionar uma pasta de rede numa biblioteca do Plex Media Server (PMS) , algo tão simples como \IP_remoto\Partilha\Filmes, que também poderia ser feito com smb://IP_Remoto/Partilha/Filmes, no entanto não funciona de jeito nenhum.
Em primeiro lugar, a pasta de rede obviamente tem o seu username e password, e no Plex não existe forma para se indicar o user e pass. Ainda assim tentei adicionar com o formato smb://user:pass@IP_Remoto/Partilha/Filmes e não funcionou na mesma.
Detalhe importante: o PMS está a correr numa NAS, onde eu não tenho forma de mapear/montar uma unidade de rede, portanto não vale a pena sugerir isso.
Isto é algo tão básico que eu nem consigo acreditar que o PMS não suporte tal coisa, por isso prefiro acreditar que sou eu que estou a fazer algo errado. No entanto já procurei muita informação na Internet e não encontrei nada que ajudasse.
Alguém aqui conseguiria me ajudar? Muito obrigado e cumprimentos!
@El_Kabong_PT said:
Detalhe importante: o PMS está a correr numa NAS, onde eu não tenho forma de mapear/montar uma unidade de rede, portanto não vale a pena sugerir isso.
Isto é algo tão básico que eu nem consigo acreditar que o PMS não suporte tal coisa
Ou bem que o sistema operativo do NAS permite montar um disco de rede de forma persistente, ou tem de haver uma extensão ao mesmo que o faça. Não é objectivo do PMS substituir-se a funcionalidades do sistema operativo.
Obrigado pela resposta. Você tem toda a razão quando diz que não é objectivo do PMS substituir-se a funcionalidades do sistema operativo, mas errou ao assumir que é isso que eu pretendo. Eu não pedi ajuda para mapear uma unidade de rede no PMS, eu estou a pedir ajuda para adicionar à uma biblioteca do PMS uma pasta partilhada que se encontra noutra máquina da rede. E para isso nem sequer deveria ser necessário mapear nada. Até por questões de segurança eu poderia não querer criar um mapeamento, apesar de não ser esse o caso aqui.
E o único problema aqui é o user e pass do servidor onde tenho os conteúdos que quero adicionar serem diferentes do da NAS, porque se fossem iguais já estaria tudo a funcionar, mas isso não faço, aí sim, por questões de segurança.
Ou seja, ao PMS só falta (ou eu não descobri ainda como) enviar as credenciais de acesso, que é algo realmente básico.
Portanto o meu pedido de ajuda aos restantes membros do fórum mantém-se: alguém sabe como adicionar à uma biblioteca uma pasta de rede sem recorrer a mapeamento e sem ser obrigado a ter todas as máquinas com as mesmas credenciais?
Há a possibilidade de modificares os scripts de arranque do PMS para fazer o “mount” nessa altura. Porém terás de os refazer de cada vez que for aplicada alguma actualização ao PMS.
Talvez este plug-in inclua a funcionalidade pretendida (ou possa ser modificado para a incluir).
Mais uma vez obrigado pela sua resposta moody_blue. No entanto, mesmo que esse plug-in conseguisse resolver o meu problema, é uma forma não permanente e complicada demais. Apesar de eu ter bons conhecimentos de informática, não são assim tão “ninja level”.
Na verdade eu tinha a esperança de estar a cometer alguma nabice no PMS, mas pelos vistos o PMS realmente não possui uma funcionalidade extremamente básica (e fundamental, ainda por cima numa aplicação cujo um dos objectivos principais é precisamente distribuir conteúdos multimédia disponíveis numa rede).
Espero que um dia a equipe do Plex melhore esse ponto. Até lá, terei de abandonar o Plex (ainda bem que eu dei conta desta lacuna no PMS antes de comprar o Pass) e procurar alternativas.
@moody_blue said:
Agora fiquei curioso. Existe algum outro media server que seja capaz de montar discos remotos (ou pedir ao sistema operativo para os montar) ?
Acho pouco provável, porque fazer isso seria substituir-se a funcionalidades do sistema operativo, e isso não é, como você disse e muito bem, objectivo do PMS (nem de qualquer outro media server). No entanto, acredito que existirão outros media servers que farão o básico (que até simples aplicações cliente de rede fazem!), que é conectar-se directamente a outras máquinas, sem necessitar de métodos (como o mapeamento feito pelo sistema operativo) que acabam sendo buracos de segurança desnecessários.
Quando tiver oportunidade, vou procurar e experimentar outros media servers. Depois posso falar aqui sobre o melhor que encontrar.
Entretanto, espero que o Plex melhore nesse aspecto tão básico, porque de resto é sem dúvida um excelente sistema.
@moody_blue said:
Entretanto fiz algumas pesquisas, se o PMS estivesse instalado em Windows seria possível criar bibliotecas em pastas remotas usando \\ip\pasta
Mas com PMS em Seagate Personal Cloud não consigo encontrar nada.
Mas como você faria para indicar o user e pass dessa pasta remota partilhada? Sem indicar user e pass, isso só funcionaria se a partilha remota tivesse as mesmas credenciais de acesso do Windows onde estivesse a correr o PMS (o que geralmente não acontece). É exactamente esse ponto básico que falta ao PMS. Seja em Windows ou Linux, o problema é igual.
@El_Kabong_PT said:
isso só funcionaria se a partilha remota tivesse as mesmas credenciais de acesso do Windows onde estivesse a correr o PMS
Exactamente. É (também) para isso que existe a possibilidade de se criarem vários userid/password em Windows. Especificar userid / password em linhas de comando é uma falha de segurança.
Concordo que colocar o PMS a correr com outro user / pass é uma boa solução, e até acho que me lembro como fazer isso em Windows (só não me lembro nem tenho a certeza se isso é possível fazer em versões Home do Windows), mas no meu caso o SO não só é Linux (cujo meu conhecimento é quase nulo) como está num ambiente fechado em que eu nem sequer tenho uma consola para administrar.
Outra possibilidade semelhante, na verdade até mais simples, seria dar acesso na pasta partilhada à um outro user com as mesmas credenciais da máquina onde corre o PMS. Mas também aqui eu tenho o mesmo problema, pois a máquina onde está a pasta com os conteúdos multimédia também usa Linux num ambiente fechado em que eu nem sequer tenho uma consola para administrar.
No entanto, por outro lado não concordo com a parte da falha de segurança, simplesmente porque eu nunca disse que o PMS deveria permitir um solução estilo linha de comando. Por acaso eu dei um exemplo assim no meu primeiro post, mas apenas para mostrar uma das minhas desesperadas tentativas, e não para mostrar o que eu considero correcto.
Talvez até agora eu não tenha me feito entender correctamente. É que eu estou falando simplesmente de o PMS, na janela onde se indica o caminho da pasta a adicionar, ter mais 2 campos para se indicar o user e pass, caso se trate de um servidor remoto. Qualquer aplicaçãozeca que necessita ou possibilita a ligação a máquinas remotas tem isso, seja qual for o protocolo. Daí para mim ser tão incompreensível que o PMS não tenha.
E para exemplificar como isso não faz sentido, basta fazer uma extrapolação: é como se uma pessoa tivesse que criar um novo user no SO de cada vez que tivesse necessidade de se ligar a um servidor diferente. Isso sim seria uma enorme falha de segurança, além de muito pouco prático.
Portanto, respeito a sua opinião, mas o certo é que esse ponto é uma lacuna do PMS. E é uma lacuna muito básica.
O acesso a “network shares” está documentado aqui. Além disso o Plex pode fazer streaming de um numeroso grupo de sítios através de plug-ins e até pode o pode fazer de transmissões de TV.
Se o OP não sabe trabalhar com o sistema operativo da máquina onde instalou o PMS, ou se essa máquina é limitada para fazer o que pretende, não vale a pena estar a insistir que a culpa é o Plex.
Eu estou a tentar algo semelhante mas não encontro forma.
Eu tenho um NAS WD My Cloud PR4100 a correr o Plex e que já está quase cheio, tenho também outros NAS sem Plex, um WD My Cloud Home e um WD My Cloud Home Duo, ambos com uns bons Teras livres e estou a tentar mapea-los de modo a que apareçam nas bibliotecas mas sem sucesso, alguém pode ajudar ou não é possivel de todo fazer isto?