Olá, adquiri um seagate personal cloud com o objetivo de usá-lo como server do plex, entretanto verifiquei q as legendas não conseguem ser carregadas nos filmes. Outros filmes com melhor qualidade também não conseguem ser reproduzidos. Há alguma expectativa de que esses isto seja solucionado em alguma atualizacao futura?
Viva, e bem vindo ao mundo Plex. É um sistema muito potente, porém há que ter algumas precauções para não termos as expectativas defraudadas, sobretudo quando se tem um NAS com um CPU pouco potente, como é esse Seagate.
É muito importante percebermos que existe quase uma centena de codecs (métodos de comprimir imagem, audio e vídeo) diferentes, e que quando usamos um “media player” que não suporta o codec usado pelo filme que queremos ver, o Plex irá tentar transformar, em tempo real, o formato do filme (e/ou do audio) para algo que o “media player” perceba.
Ora esse processo (que se chama transcoding) consume muito CPU, e esse teu NAS pura e simplesmente não tem velocidade suficiente para o fazer. Acresce que certos “media players” só suportam alguns formatos de legendas, e sempre que queremos ver legendas não suportadas nativamente pelo “media player” o Plex irá “misturar” as legendas com o vídeo (o que exige transcoding).
Por isso, quando se tem um NAS desse tipo, deve-se tentar sempre usar “media players” que suportem o maior número possível de codecs e formatos de legendas, tais como o PHT (Plex Home Theater) e RasPlex, e ter sempre à mão ferramentas do tipo Handbrake para recodificar os filmes / músicas que não sejam suportados nativamente pelo “media player”.
O PHT só pode ser instalado em Windows e Mac (OSX). Vai ser substituído pelo PMP (Plex Media Player) que além de Windows e OSX pode também ser instalado no RasPI2. Há portanto dois clientes Plex para o RasPI2, RasPlex e PMP, a escolha entre os dois é subjectiva. De momento o PMP só está disponível para quem comprou Plex Pass, depois ficará disponível para todos.
Olá fumeki e moody_blue. Este é o mesmo problema que eu tenho. Adquiri o Seagate Personal Cloud na esperança de não ter que deixar meu MacBook ligado o tempo todo para acessar as medias. Pensei que assim teria algo autônomo. Mas me decepcionei muito por não poder utilizar nesta função de PLEX Server. Achava melhor até tirar o suporte, pois fica criando expectativas enganosas. Acabei usando o personal cloud sómente como um channel do Plex Server no MacOS. Pena.
@vsarto said:
Achava melhor até tirar o suporte, pois fica criando expectativas enganosas.
Eu também gostava que o Plex investisse mais nos “Plex client”, e que em particular estes suportassem todos os tipos de codecs. Tal faria dos NAS uma melhor opção para instalar o PMS uma vez que a transcodificação já só seria necessária para acesso remoto, e corrigiria o “ridículo” de haver “clientes Plex” pagos que não suportam todos os codecs. Quem compra tem direito a, no mínimo, ser bem informado, o que nem sempre é o caso.
Mas infelizmente a estratégia comercial da Plex Inc. não passa por aí… A Plex acredita que o seu transcodificador resolve tudo, e só vai perceber que fez um erro se/quando deixar de haver PC’s suficientemente potentes para transcodificar os novos codecs que o futuro certamente nos trará, ou se tais PC’s forem tão caros que não valha a pena ter Plex.