Enxurrada de perguntas de um novato! rs

Comecei a usar o Plex agora e estou com algumas dúvidas sobre Library, dispositivos e configurações de legendas.

Primeiro, vamos ao equipamento:

1. TV LG 47´´ Full HD com DLNA;
  2. Nvidia Shield Pro(500GB) 4K;
  3. Notebook Dell 1TB
  4. NAS Seagate Personal Cloud 5TB;
  5. Hd externo Seagate 4TB USB 3.0
  6. HD externo WD My Book 4TB USB 3.0
  7. WD TV Live Plus HD
  8. Roteador D-Link DIR 868L.

Quanto às configurações:

a) O Plex Media Server vem de fábrica instalado no Nvidia Shield Pro e no NAS Seagate Personal Cloud. No entanto, o NAS tem processador ARM 1,2 GHZ que não permite transcodificação de mídia. Por esta razão, optei por configurar o Plex Media Server no Nvidia Shield Pro, que fica sempre ligado na rede, e como o NAS também fica sempre ligado, imaginei que ele pudesse criar a Library no próprio NAS, onde estão os meus arquivos. Assim, tenho as seguintes dúvidas:

1. O library será criado no dispositivo Nvidia Shield ou no NAS?
  2. Em que pasta? Há como indicar outro caminho de minha preferência?
  3. Como funciona? Ele baixa as imagens para a raiz de cada pasta onde estão os arquivos, ou cria uma database própria?

b) Habilitando a rede, entendi que o PLEX se comunica via SMB, no meu caso, pois os arquivos estarão no NAS. Gostaria de saber:

1. o PLEX roda arquivos em 4K no Shield, mesmo salvos no NAS?
  2. Todas as minhas legendas são .srt com o nome idêntico ao do arquivo de vídeo. Precisarei renomear todas elas colocando “por” para o sistema reconhecer elas, para nomedoarquivo.por.srt ? Existe alguma solução mais fácil ou inteligente? Infelizmente, notei que o Plex exibe somente legendas em inglês… já no Kodi, consigo acessar em português, acedendo a elas manualmente. E no VLC, as legendas em português abrem automaticamente!

c)O WD TV fica no quarto. Gostaria de saber que protocolo eu uso para acessar o NAS via rede com as legendas em português.

d) Os outros HDs externos estão como backups, mas não discarto a possibilidade de deixar um deles ligado direto no Nvidia Shield com os arquivos de vídeo nele, se tudo o mais falhar e eu não conseguir botar esse NAS pra funcionar com o Shield…

e) Também li que precisaria criar um usuário local no windows para compartilhar as coisas, mas não sei exatamente como fazer isso. E o Kaspersky também parece fechar muitos caminhos de rede. Ontem fiquei horas apanhando nessa parte, e o Plex, quando eu o acessava no computador para criar as Libraries, dizia que não estava encontrando a pasta Media…

Qualquer ajuda é bem-vinda. São muitas dúvidas, eu sei, mas se alguém aí conseguir responder pelo menos uma delas já resolve bastante… valeu!

@shayllon said:
Comecei a usar o Plex agora e estou com algumas dúvidas sobre Library, dispositivos e configurações de legendas.

Primeiro, vamos ao equipamento:

1. TV LG 47´´ Full HD com DLNA;
  2. Nvidia Shield Pro(500GB) 4K;
  3. Notebook Dell 1TB
  4. NAS Seagate Personal Cloud 5TB;
  5. Hd externo Seagate 4TB USB 3.0
  6. HD externo WD My Book 4TB USB 3.0
  7. WD TV Live Plus HD
  8. Roteador D-Link DIR 868L.

Quanto às configurações:

a) O Plex Media Server vem de fábrica instalado no Nvidia Shield Pro e no NAS Seagate Personal Cloud. No entanto, o NAS tem processador ARM 1,2 GHZ que não permite transcodificação de mídia. Por esta razão, optei por configurar o Plex Media Server no Nvidia Shield Pro, que fica sempre ligado na rede, e como o NAS também fica sempre ligado, imaginei que ele pudesse criar a Library no próprio NAS, onde estão os meus arquivos. Assim, tenho as seguintes dúvidas:

1. O library será criado no dispositivo Nvidia Shield ou no NAS?
  2. Em que pasta? Há como indicar outro caminho de minha preferência?
    A Shield também tem processador ARM, e embora possa transcodificar, só o fará para 480p (qualidade SD), e apenas para um fluxo. Melhor será usares o cliente Plex na Shield, e o servidor Plex no NAS. Não é nenhum drama não se poder transcodificar desde que se tomem precauções com os clientes a utilizar.
  3. Como funciona? Ele baixa as imagens para a raiz de cada pasta onde estão os arquivos, ou cria uma database própria?
    Cria uma própria
    b) Habilitando a rede, entendi que o PLEX se comunica via SMB, no meu caso, pois os arquivos estarão no NAS. Gostaria de saber:
  4. o PLEX roda arquivos em 4K no Shield, mesmo salvos no NAS?
    Não vejo porque não, estamos a falar se uma só TV, verdade ? Para ver 4K no Notebook, especialmente se o codec fôr HVEC, não o vais conseguir dado que o PMP (ainda) não suporta HVEC (mas a Shield sim)
  5. Todas as minhas legendas são .srt com o nome idêntico ao do arquivo de vídeo. Precisarei renomear todas elas colocando “por” para o sistema reconhecer elas, para nomedoarquivo.por.srt ? Existe alguma solução mais fácil ou inteligente? Infelizmente, notei que o Plex exibe somente legendas em inglês… já no Kodi, consigo acessar em português, acedendo a elas manualmente. E no VLC, as legendas em português abrem automaticamente!
    Se não incluires por no nome do srt o Plex pensará que as legendas estão em inglês.
    c)O WD TV fica no quarto. Gostaria de saber que protocolo eu uso para acessar o NAS via rede com as legendas em português.
    Eu cá usave o WD TV só para música e se queres TV no quarto comprava um Odroid C2 (ou RasPI3). Usar Plex com DLNA (que é o que a WDTV suporta) não tem nada a ver com um verdadeiro cliente Plex.
    d) Os outros HDs externos estão como backups, mas não discarto a possibilidade de deixar um deles ligado direto no Nvidia Shield com os arquivos de vídeo nele, se tudo o mais falhar e eu não conseguir botar esse NAS pra funcionar com o Shield…
    Se calhar o melhor é ligares antes ao NAS, um para backup, e o outro talvez sirva para teres alguns conteúdos de mídia.
    e) Também li que precisaria criar um usuário local no windows para compartilhar as coisas, mas não sei exatamente como fazer isso. E o Kaspersky também parece fechar muitos caminhos de rede. Ontem fiquei horas apanhando nessa parte, e o Plex, quando eu o acessava no computador para criar as Libraries, dizia que não estava encontrando a pasta Media…
    Não percebi. Podes usar o mesmo nome de utiloizador em vários clientes Plex.
    Qualquer ajuda é bem-vinda. São muitas dúvidas, eu sei, mas se alguém aí conseguir responder pelo menos uma delas já resolve bastante… valeu!

Obrigado pelas opiniões, Moody!

Após alguns dias de experiência, pude experimentar os novos dispositivos que adquiri, o NAS Seagate Personal Cloud e o Nvidia Shield Pro, e verifiquei que de fato, poucos NAS conseguem transcodificar arquivos em HD, e não achei nenhum que transcodifique 2160p(4K). O tráfego do NAS Seagate para o Shield foi bem suave e fornece com tranquilidade conteúdo 1080p, com legendas em português tranquilamente. Mas conteúdo em 2160p salvo no NAS para visualizar no Shield não é suportado. Aparece a mensagem informando que o processador é muito fraco. Alguns fóruns informam também que usar o NAS como servidor Plex não é bom porque não há suporte de legenda. Por isso usei o Shield como servidor e não me arrependi.

A criação de library é muito intuitiva e o Plex realmente é fantástico! Adorei poder ver os menus com a música tema dos seriados em cada menu, com todos aparecendo direitinho, os filmes, valeu à pena!

De fato, as legendas foram reconhecidas em português automaticamente.

Já o WD TV no quarto, venho acessando o NAS pelo compartilhamento do Windows e venho assistindo videos em 1080p normalmente e com legendas, fiquei muito satisfeito!

Em geral, a experiência foi tão boa que resolvi adquirir o Plex Pass.

Aliás, falando de PLEX, para ele ficar 100% perfeito faltou apenas ler arquivos ISO DVD e ISO Blu-Ray. Tenho backup de minhas mídias em DVD e Blu-ray, e gostaria de poder reproduzi-las no Plex, Pelo menos o Kodi dá suporte, pelo que eu soube. Devo testar em breve.

No que respeita a ISO podes testar isto https://support.plex.tv/hc/en-us/articles/201674343-Scanning-Disk-Image-Format-Media

Nunca testei nem sei se ainda funciona, quando quero preservar a qualidade original do video e audio uso o MakeMKV. Será preciso ter em atenção que a Shield tem algumas limitações para transcodificar, nem todos os codecs são suportados https://support.plex.tv/hc/en-us/articles/221099648-Limitations-When-Running-Plex-Media-Server-on-NVIDIA-SHIELD

moody_blue, mais uma vez obrigado pelas dicas, amigo!

Eu estou testando tudo e aprendendo muito ainda, mas estou gostando muito da experiência até agora.
O NAS é mais lento do que eu desejaria para compilar a biblioteca, mas está conseguindo à contento.

Moody, eu devo ter aqui em casa cerca de 1000 dvds e blu-rays e estou pensando seriamente em convertê-los para asistir numa tevê 4K. Você me deu a dica de usar o MakeMKV. Eu tenho alguns programas já, o ANYDVD, CloneDVD e o CloneBD. Você aconselharia a salvar em qual formato? Lembrando que quero que tenha legendas em português no resultado final. O ideal é salvar em H265 no formato MP4 ou MKV? O Plex reconhecerá as legendas em qualquer dos dois formatos sem precisar transcodificar do NAS para o Nvidia Shield?

Tenho levando uma surra para ativar a biblioteca de música! Ela está levando dias para scanear e baixar metadata… acho eu que é porque os arquivos estão no NAS, mas andei alterando configurações no Kaspersky para ver se fica mais rápido… Também tratei de otimizar a database… Quando o Plex baixa arquivos de fotos da internet para figurarem nos menus do programa, ele salva as imagens na mesma pasta onde estão minhas músicas?

Também estou tendo dificuldade para ativar a biblioteca de vídeos musicais. Tentei ativar a opção da global folder, mas não apareceu nada nos artistas no menu. Depois copiei os arquivos de vídeos de música para a raiz de cada artista, renomeando os videos para o formato indicado pelo tutorial do site da Plex, mas até agora os arquivos em vídeo não estão aparecendo na página com as músicas…

Também gostaria de saber se existe alguma forma de lidar com a minha biblioteca de vídeo adultos. Só que a maioria deles são séries de sites adultos, e não propriamente filmes. Existe algum agente?

É uma boa ideia ripar todos os CD’s, DVD’s, BR’s e até fotografias e usar o Plex como se uma “juke box” onde está tudo. Porém há que ter algumas precauções. Mencionas que o PLex está a levar dias para criar a biblioteca de música. Isso quer dizer que tens muitas. Se lhe adicionas 1000 BR/DVD, e se calhar mais algumas centenas / milhares de fotos, vais ter um ficheiro de metadados muito grande, que será muito lento a processar com os equipamentos que mencionas to teu post inicial.

Recomendo fortemente que adquiras um NUC (com processador i3 ou superior) com um disco SSD (de 240 ou 480Gb) para instalar o Plex e a pasta dos metadados. Esse NUC também transcodificará quando necessário. As bibliotecas de mídia estarão dispersas pelo NAS e discos USB3.

Quanto ao codec a usar para ripar filmes:

1. O Remux é de longe a opção mais rápida para ripar filmes. Limita-se a copiar as pistas de vídeo, áudio e legendas para um ficheiro MKV. Tem a vantagem de preservar a qualidade a 100%, mas as desvantagens de usar muito espaço em disco (igual ao do filme original) e de nem sempre estarmos interessados em preservar os codecs
  2. Recodificar pode levar demasiado tempo. O Remux de um filme pode demorar 5 minutos e a recodificação do mesmo duas horas… Tem a vantagem de podermos escolher o codec de destino, e aí os que têm mais compatibilidade são H264 (vídeo), AAC (stereo) e AC3 (surround). Ou seja, o tempo que vamos “perder” com a conversão “evita” que tenhamos que comprar um NUC com processador i7. Mas se não estiveres para perder tempo com conversões o melhor é o MakeMKV, porém também irás necessitar de um NUC mais rápido

(continuarei quando tiver tempo para escrever mais, agora tenho de sair)

moody_blue, mais uma vez obrigado por todas as dicas.
Percebi que o Nvidia Shield tem um processador Tegra 4, que é um quad-core ARM. É o mais potente processador móvel do mundo, com 1,9 GHZe 4GB de memória. Sem dúvida, um NUC seria maravilhoso e sua sugestão foi acertada. Eu gostaria de saber o que você acha, se no meu caso, eu simplesmente colocasse os 02 HDs de 4TB no USB do Shield e direcionasse a biblioteca para o armazenamento interno do Shield, que é de 500GB? O Shield roda 4K com folga, já o meu NAS, por ser um ARM 1,2GHZ com 512MB de memória, roda bem 1080p via rede, mas está muito lento para cuidar da biblioteca.
Eu estive estudando melhor o compartilhamento de rede e parece que deixei de observar um detalhe que me irritava no Shield. Ele não permitia alterar as pastas do HD plugado no USB do shield. Após ler os manuais, descobri que o Shield cria uma pasta “Shield” nos HDs conectados, e só é possível alterar escrita/leitura dentro dessa pasta, devendo o usuário transferir os arquivos para essa pasta, e somente depois disso, poder acessar o HD via rede. Eu não sabia disso, vou testar hoje à noite.
Sendo assim, eu deixaria o NAS só para backup mesmo, o que não deixa de ser uma coisa importante. Só quem já perdeu arquivos por falta de backup sabe a falta que faz…
Eu pensei em converter os arquivos para o formato MKV H.265 (suportado e indicado pelo Shield). Sim, duas horas por conversão é um absurdo, o jeito seria deixar programado o notebook para fazer isso noite adentro…

A conversão para H265 é mais demorada do que para H264. Nunca tal fiz mas dizem que dura 3-4x mais tempo. Nada tenho contra o H265, o caso é que neste momento é suportado por poucos equipamentos. A Shield suporta mas o PMP não, por exemplo.

Podes perfeitamente começar com a biblioteca de Plex no Shield e mais tarde, se/quando começares a ter problemas de rendimento, migrar a base de dados do Plex para um NUC. Nada se perderá, o processo de migração é bem simples.

Não sei como funcionam aquilo que o Plex chama “vídeos musicais”. Vou-me informar e direi algo.

Sobre a questão do conteúdo para adultos, se a questão é restringir o acesso a menores, para isso necessitas de adquirir o Plex Pass de modo a poderes associar um PIN ao teu usuário, e só com esse usuário ter acesso a tais conteúdos.

Boa tarde, moody!

Sobre a pasta de Vídeos Musicais e a Global Folder, parece que o Plex se limita à colocar os vídeos com os artistas catalogados nos seus menus principais, sem fazer pesquisa de concertos, por exemplo. Nesse ponto, parece que o Kodi está mais avançado, pois tem bons scrapers de busca de shows e concertos e vem achando todos os meus shows e concertos, mesmo em formato ISO. Aliás, testei o Kodi no Nvidia Shield e achei que ele acessa os arquivos mais rapidamente. Outra limitação do Plex diz respeito aos vídeos adultos. Ele os encontra, mas também não cataloga, especialmente aqueles vídeos de sites pagos idealizados como séries. Enfim, para evitar acesso a menores e poluição visual indesejada nos menus de vídeo com as crianças por perto, resolvi usar o Plex para filmes, seriados, músicas e fotos, e o Kodi para meu backup de vídeos em formato ISO e vídeos adultos. Agora em julho, entrarei de férias e vou me dedicar à aprender mais sobre o MakeMKV e o Handbrake. Embora esteja muito satisfeito com a experiência com suporte de ISO no Kodi, eu gostaria mesmo de ter todos os meus vídeos de música catalogados num só menu e lugar, e ainda estou por decidir entre o Plex e o Kodi. Como tenho o Plex Pass, espero que o Plex desenvolva mais o suporte à vídeos com concertos e shows, e adultos também.