Comecei a usar o Plex agora e estou com algumas dúvidas sobre Library, dispositivos e configurações de legendas.
Primeiro, vamos ao equipamento:
- TV LG 47´´ Full HD com DLNA;
- Nvidia Shield Pro(500GB) 4K;
- Notebook Dell 1TB
- NAS Seagate Personal Cloud 5TB;
- Hd externo Seagate 4TB USB 3.0
- HD externo WD My Book 4TB USB 3.0
- WD TV Live Plus HD
- Roteador D-Link DIR 868L.
Quanto às configurações:
a) O Plex Media Server vem de fábrica instalado no Nvidia Shield Pro e no NAS Seagate Personal Cloud. No entanto, o NAS tem processador ARM 1,2 GHZ que não permite transcodificação de mídia. Por esta razão, optei por configurar o Plex Media Server no Nvidia Shield Pro, que fica sempre ligado na rede, e como o NAS também fica sempre ligado, imaginei que ele pudesse criar a Library no próprio NAS, onde estão os meus arquivos. Assim, tenho as seguintes dúvidas:
- O library será criado no dispositivo Nvidia Shield ou no NAS?
- Em que pasta? Há como indicar outro caminho de minha preferência?
- Como funciona? Ele baixa as imagens para a raiz de cada pasta onde estão os arquivos, ou cria uma database própria?
b) Habilitando a rede, entendi que o PLEX se comunica via SMB, no meu caso, pois os arquivos estarão no NAS. Gostaria de saber:
- o PLEX roda arquivos em 4K no Shield, mesmo salvos no NAS?
- Todas as minhas legendas são .srt com o nome idêntico ao do arquivo de vídeo. Precisarei renomear todas elas colocando “por” para o sistema reconhecer elas, para nomedoarquivo.por.srt ? Existe alguma solução mais fácil ou inteligente? Infelizmente, notei que o Plex exibe somente legendas em inglês… já no Kodi, consigo acessar em português, acedendo a elas manualmente. E no VLC, as legendas em português abrem automaticamente!
c)O WD TV fica no quarto. Gostaria de saber que protocolo eu uso para acessar o NAS via rede com as legendas em português.
d) Os outros HDs externos estão como backups, mas não discarto a possibilidade de deixar um deles ligado direto no Nvidia Shield com os arquivos de vídeo nele, se tudo o mais falhar e eu não conseguir botar esse NAS pra funcionar com o Shield…
e) Também li que precisaria criar um usuário local no windows para compartilhar as coisas, mas não sei exatamente como fazer isso. E o Kaspersky também parece fechar muitos caminhos de rede. Ontem fiquei horas apanhando nessa parte, e o Plex, quando eu o acessava no computador para criar as Libraries, dizia que não estava encontrando a pasta Media…
Qualquer ajuda é bem-vinda. São muitas dúvidas, eu sei, mas se alguém aí conseguir responder pelo menos uma delas já resolve bastante… valeu!