Chromecast - Alterar cor, tamanho e altura da legenda

Acabei de comprar o chromecast e fiquei impressionado com o funcionamento do Plex. Porém, uma coisa que me chamou atenção foi o fato de não ser possível alterar a cor e o deslocamento da legenda no vídeo. Tentei de várias formas identificar no código do Plex onde seria possível encontrar esta configuração, mas não encontrei. Eis então a solução que eu encontrei. Será necessário o uso do programa Subtitle Workshop (download aqui). A lógica é simples. Existem vários tipos de formatos de legendas. Geralmente, as que encontramos na internet são do tipo .srt. Este formato não permite que a legenda carregue a sua própria configuração. O que vamos fazer aqui é transformar uma legenda .srt em uma legenda .ssa. Este formato permite que seja gravada a configuração na própria legenda, ou seja, a configuração de cor, tamanho, deslocamento, borda, fundo, fonte e sombreamento será informada pela legenda e não pelo Plex. 

Passo 1: Com o Subtitle Workshop aberto, localize a legenda no computador (File -> Load Subtitle):

Passo 2: Com a legenda carregada, vá até a opção Settings -> Output Settings:

Passo 3: Escolha a opção "Substation Alpha". Este é o nome original das legendas .ssa. Ao lado você encontra as opções de configurações, que estão divididas em "Cosmetc"(Tipo de fonte, tamanho, negrito, itálico, cor, cor da linha, cor do contorno e cor do sombreamento) e "Others"(deslocamentos horizontal e vertical, alinhamento, tamanho da linha de contorno, tamanho de sombreamento). Eu, baseado na minha preferência, diminui o tamanho da fonte para 18, alterei a cor para amarelo, coloquei um contorno preto, tirei a sombra e subi um pouco a legenda, para que não ficasse tão encostada ao rodapé da tela:

Passo 4: Agora é só salvar a legenda no formato .ssa. Vá até a opção "File -> Save as" e selecione a opção referente ao formato (Substation Alpha). Acho que não precisa dizer, mas a legenda deve ser gravada na mesma pasta e com o mesmo nome do arquivo de vídeo:

Passo 5: Para finalizar, na tela do Plex, selecione a legenda que você salvou:

É isso aí! Espero ter ajudado!

Muito bom, funcionou, valeu pela dica!!!

Procurava como fazer isso a bastante tempo já e estava achando que não tinha solução.

Abraços

Fred

Depois de fazer o procedimento com 1 legenda e testar eu fui fazer pras outras e percebi que no menu de ferramentas do Subtitle Workshop existe um processamento de múltiplos arquivos, fiz o mesmo processamento pra quase 500 arquivos em 30 segundos. Me economizou um tempão.

Abraços,

Fred

Vou testar o método , usando o PS3 como Player . 

E como segunda opção , vou ver se acho algum programa que faça esta conversão no Fedora , que é o host do meu Plex . 

Depois de fazer o procedimento com 1 legenda e testar eu fui fazer pras outras e percebi que no menu de ferramentas do Subtitle Workshop existe um processamento de múltiplos arquivos, fiz o mesmo processamento pra quase 500 arquivos em 30 segundos. Me economizou um tempão.

Abraços,

Fred

Fred , onde fica essa ferramenta de multiplas legendas ? 

opss....   não precisa mais,,,   achei rss,,, obrigado.

Obrigado pela ajuda, Tiago, a cor da legenda é uma coisa que tem me incomodado muito no Plex. Eu venho do XBMC, onde escolher a cor da legenda se faz com um clique de mouse, e as legendas brancas do Plex no Chromecast me incomodam muito. Ansioso para chegar em casa e testar este seu método.

Se eu acrescentar ".por" na legenda ela deixa de aparecer como desconhecido e aparece como português, não?

@jodelson said:
fredlucca wrote on November 22 2014, 10:43 PM: »

Abraços,

Fred

@jodelson said:
jodelson wrote on February 19 2015, 9:55 PM: »

opss…   não precisa mais,   achei rss, obrigado.

Não consegui encontrar essa ferramente pra poupar meu tempo alguém poderia me mostrar ?

Não deu certo, este procedimento.

Perfeito!!

Deu certinho, pra sobrescrever as legendas coreana, pq fica impossivel de ler com essas legendas dessa cor.

Consegui fazer certinho tbm, mas teve uma coisa que me incomodou, mesmo colocando Vertical Margin em 0 a legenda fica no rodapé do vídeo e não da tela, gostaria que a legenda ficasse na tarja preta quando o filme não pegasse a tela toda. Alguém sabe se isso é possível?

Valeu!

This topic was automatically closed 90 days after the last reply. New replies are no longer allowed.