Formato dos Filmes no Media Server

Amigos boa tarde.

Estou procurando muito na internet e em foruns a respeito de Media Servers. 

Ja li muito sobre os programas , como ripar os DVD/BluRay , recomendacoes de hardware, etc...

Eu gostaria de saber se para meus DVD's tem algum formato indicado para arquivar preservando os extras

(Linhas de Audio, Legendas, Material extra, Menus) para que quando eu reproduza meus filmes seja como eu estivesse colocando a midia de DVD no DVD player. 

Eu sei das vantagens de ripar para MKV, mp4 etc. mas nao me interesso por reducao de tamanho de arquivo e nem de qualidade. me interesso em manter o conteudo que tenho no DVD em formato digital se perda ou exclusao de recursos.

Ja coloquei alguns testes usando DVDfab criando os videos em .VOB mas nao achei um bom progama para reproduzir, fazer metatag etc...

Recomendacoes? Dicas? 

Agradeço antecipadamente.

Abraços

O Plex não suporta formatos .iso ou .vob. Assim de repente lembrei-me do XBMC (que agora se chama Kodi), creio que suporta esses formatos.

No Plex pode guardar extras, porém cada extra tem de ficar num ficheiro independente. Pode-se usar o MakeMkv para preservar o video, audio, e até as legendas, sendo o processo de conversão muito rápido.

XBMC e Plex Media Server funcionam em "paradigmas" diferentes. O PMS é desenhado para que vários "clients" tenham acesso à mídia, e converte a mídia para o formato suportado pelo "client" em tempo real. Daí que o servidor de PMS tenha de ser potente (dual/quad core, 4/8Gb). Em oposto, creio que o XBMC é um "tudo em um", ou seja, pode ter vários XBMC's a partilhar a mesma mídia (no caso de ter um disco de rede), mas cada XBMC necessita de um (mini)PC separado onde é criada / mantida a metadata. E esse (mini)PC tem de ter instalados os "codecs" e cartas gráficas necessárias. De um modo geral o XBMC necessita de PC's muito mais baratos (RasPi, cubox-i, etc) dado que não existe, verdadeiramente, um conceito de servidor.

O Plex não suporta formatos .iso ou .vob. Assim de repente lembrei-me do XBMC (que agora se chama Kodi), creio que suporta esses formatos.

No Plex pode guardar extras, porém cada extra tem de ficar num ficheiro independente. Pode-se usar o MakeMkv para preservar o video, audio, e até as legendas, sendo o processo de conversão muito rápido.

XBMC e Plex Media Server funcionam em "paradigmas" diferentes. O PMS é desenhado para que vários "clients" tenham acesso à mídia, e converte a mídia para o formato suportado pelo "client" em tempo real. Daí que o servidor de PMS tenha de ser potente (dual/quad core, 4/8Gb). Em oposto, creio que o XBMC é um "tudo em um", ou seja, pode ter vários XBMC's a partilhar a mesma mídia (no caso de ter um disco de rede), mas cada XBMC necessita de um (mini)PC separado onde é criada / mantida a metadata. E esse (mini)PC tem de ter instalados os "codecs" e cartas gráficas necessárias. De um modo geral o XBMC necessita de PC's muito mais baratos (RasPi, cubox-i, etc) dado que não existe, verdadeiramente, um conceito de servidor.

Eu realmente aprecio muito mais o modelo PMS , afinal, tenho utilizado muitos dispositivos portateis para acessar minha biblioteca de videos, mas ainda tenho notado que o que me traz realmente prazer é assistir meus filmes em minha sala com Plasma de 50 polegadas e sistema de audio 5.1 Muitas vezes isso agrega uma experiencia muito mais rica em questao de qualidade audio/visual e é por essa razao que , apesar de apreciar o modelo PMS eu nao trocaria a qualidade e o conforto dessa experiencia de ter em maos os extras do meu DVD, como linhas de audio, comentarios de diretores, making-off , legendas de diversas linguas... 

Criando minha biblioteca digital com MakeMKV poderia eu ter ainda todos esses recursos e alem de tudo poder ter verdadeiramente um conceito de servidor e tambem meus conteudos desejaveis na hora que eu precisar dentro de casa em meu HomeTheather ? 

Obrigado!

Sim, claro. Um "container" Mkv pode ter uma pista de vídeo, várias pistas de áudio, e várias pistas de legendas. Se colocar os vários Mkv de um filme (o do filme principal e os dos extras e/ou trailers) na mesma pasta o Plex detecta qual o Mkv principal e quais os outros (há que respeitar a nomenclatura do Plex). Pode ter uma pasta por cada filme com todos os Mkv associados. Pode criar bibliotecas independentes (por exemplo concertos, filmes para adultos, filmes para crianças) e, através do MyPlex, limitar as bibliotecas a que cada "client" tem acesso.

Quanto ao áudio 5.1 tem de ter cuidado com o "client" que usa para ligar à Tv. Eu uso uma AppleTV porque o meu amplificador a/v não tem HDMI, e preciso pois de cabo óptico. No entanto a AppleTV não suporta todos os formatos 5.1 existentes pelo que, por vezes, tenho de usar o handbrake para converter pistas de áudio para AC3.

Sent from my iPad using Tapatalk

Sim, claro. Um "container" Mkv pode ter uma pista de vídeo, várias pistas de áudio, e várias pistas de legendas. Se colocar os vários Mkv de um filme (o do filme principal e os dos extras e/ou trailers) na mesma pasta o Plex detecta qual o Mkv principal e quais os outros (há que respeitar a nomenclatura do Plex). Pode ter uma pasta por cada filme com todos os Mkv associados. Pode criar bibliotecas independentes (por exemplo concertos, filmes para adultos, filmes para crianças) e, através do MyPlex, limitar as bibliotecas a que cada "client" tem acesso.

Quanto ao áudio 5.1 tem de ter cuidado com o "client" que usa para ligar à Tv. Eu uso uma AppleTV porque o meu amplificador a/v não tem HDMI, e preciso pois de cabo óptico. No entanto a AppleTV não suporta todos os formatos 5.1 existentes pelo que, por vezes, tenho de usar o handbrake para converter pistas de áudio para AC3.

Sent from my iPad using Tapatalk

Agora ficou claro !!!

OBRIGADO !!!!!

Se tem um filme baixado com audio 5.1 e se sua TV suporta o Dolby Digital, voce pode mandar sim o filme do PC por streaming usando o PMS e estando sua TV ligada no Home por cabo optico, creio sim que o audio 5.1 sairá no seu home!!!

Olá amigos,

Gostaria de saber quais os formatos suportados pelo Plex Media Server, pois não consigo rodar MKV.

Alguém sabe de algo?

abs

This topic was automatically closed 90 days after the last reply. New replies are no longer allowed.