ProbleasCaracteres especiais em legendas

Boa tarde,

Sou novo no mundo Plex, adquiri recentemente uma SmartTv 3D da LG (modelo 47LB605V) e em pesquisas e tentativas para partilha/visualizção de ficheiros (filmes,fotos,música...) do meu MacBook para a tv dei com o Plex.

Estou satisfeito com o serviço oferecido, é precisamente o que procurava e acredito que tenha muitas mais funcionalidades para disfrutar (fiz o download do PLAYz no dia 6 de Março), mas estou com um problema com as legendas e os caracteres especiais. Já li algum informação pela net e já procurei aqui no fórum por soluções mas ainda não consegui resolver o problema, aliás, resolvi metade do problema visto que anteriormente tudo o que tivesse caracteres especiais a frase apartir dai simplesmente não aparecia, pelo que li o problema é do encoding das legendas, gravei as legendas com o encoding UTF-8 e agora já aparece tudo mas os caracteres que aparecem não são os que deveriam aparecer, mas se vir o filme no VLC num portatil/deskto ou no plex online tudo está ok tal como quando vejo na tv através de um pen drive... Tenho andado à "cabeçada" com isto e nada...

Alguém me pode ajudar? Não acredito que todos os users portugueses de Plex vejam os filmes com legendas sem caracteres especiais ou que vejam as legendas com "erros".

Desde já agradeço quem puder ajudar.

Obrigado,

Bruno Esteves

Resolvido!

Para quem se deparar com a mesma situação o problema é a gravação do encoding das legendas em Mac OS.

O TextEdit não resolve o problema tem que ser num programa mais específico com mais funcionalidades, usei o TextWrangler (http://www.barebones.com/products/textwrangler/download.html) é uma app gratuita e muito boa para editar linhas de código mas que nos permite também editar a formatação e o encoding do texto. Tem que se abrir a legenda no TextWrangler ir a File>Reopen Using Encoding e escolher Western (ISO Latin-1) ou Western (ISO Latin-9) ou Western (Windows Latin-1) e automáticamente os caracteres especiais são alterados para os correctos, depois faz-se um Save as… e escolhe-se o encoding "Unicode UTF-8 with BOM", altera-se depois manualmente a extensão do ficheiro de .txt para .srt e já podemos ver os filmes com as legendas com os caracteres especiais visíveis e perceptíveis.

Não sei se há outra maneira mais prática talvez uma linha de código qq que faça com o Mac interprete automáticamente esses caracteres todos, mas como não sou entendido nisso andei às voltas e arranjei esta forma um pouco arcaica mas dá resultado.

Já experimentaste isto ? Comecei a usar recentemente por outro motivo, mas talvez resolva o teu caso.

Resolvido!

Para quem se deparar com a mesma situação o problema é a gravação do encoding das legendas em Mac OS.

O TextEdit não resolve o problema tem que ser num programa mais específico com mais funcionalidades, usei o TextWrangler (http://www.barebones.com/products/textwrangler/download.html) é uma app gratuita e muito boa para editar linhas de código mas que nos permite também editar a formatação e o encoding do texto. Tem que se abrir a legenda no TextWrangler ir a File>Reopen Using Encoding e escolher Western (ISO Latin-1) ou Western (ISO Latin-9) ou Western (Windows Latin-1) e automáticamente os caracteres especiais são alterados para os correctos, depois faz-se um Save as… e escolhe-se o encoding "Unicode UTF-8 with BOM", altera-se depois manualmente a extensão do ficheiro de .txt para .srt e já podemos ver os filmes com as legendas com os caracteres especiais visíveis e perceptíveis.

Não sei se há outra maneira mais prática talvez uma linha de código qq que faça com o Mac interprete automáticamente esses caracteres todos, mas como não sou entendido nisso andei às voltas e arranjei esta forma um pouco arcaica mas dá resultado.

Obrigado, Bruno!!!!! Sua solução funciona perfeitamente... Na preguiça de procurar, minha solução estava sendo alterar a legenda no editor de texto e tirar todas as acentuações, acredita!? Ou seja, sua solução está muito à frente da minha para ser chamada de arcaica, hehehe.

Vou testar a solução do moody_blue, que parece ser uma solução simples e automática. Já instalei o agente, só testar na prática agora...