Olá a todos, conheci o Plex dois dias atrás e gostei do que vi, o modo de organizar e tal... Apoiei e assinei o Plex Pass...
Eu gostaria de saber algumas coisas... por favor alguem me tire essas dúvidas =P
Em relação ao server criado:
Eu tenho que deixar o computador sempre ligado, até essa parte eu sei, mas não existe algo que eu possa fazer para evitar gasto de energia desnecessária? Tentei suspender o Windows 8 e ele nao suspende enquanto o Plex Server ta aberto... existe alguma forma?
A segunda dúvida é referente a criar um servidor apesar para esse fim, hospedar os videos... O arquivo vai ser executado nesse servidor ou no destino ( ps3 por exemplo )? Não sei se o Plex do PS3, por exemplo, iria só ler as informacoes e rodar os videos, ou faria uma stream mesmo...
E por último, tenho uma internet GVT 35mb em casa, e notei uma queda de qualidade ao assistir alguns videos no PS3 pelo app do Plex mesmo, mesmo estando tudo no maximo ( sinal do wifi, configurações,etc ), não trava, mas as vezes da até dor na vista de tanto quadrado q aparece, estou fazendo algo errado?
Boas, quanto ao servidor podes explicar melhor a questão de deixar o servidor “aberto”? estarás a referir-te ao Plex Home Theather?
Existem soluções para o que pretendes, mas depende do hardware que tens, não só PC parao server mas também o router.
Por exemplo se a placa de rede suportar WOL (wake-on-lan) poderias usar, se o teu router suportar firmwares opensource como o wrt ou tomato, poderias inclusive configurar de forma a “acordar” o servidor assim que acedes remotamente ao ip público via web…
Mas claro está para isto é preciso reunir as condições hardware/software necessário.
Quanto ao outro problema poderá ser por estares a fazer transcode e a máquina que usas como servidor não aguenta “a carga”.
Poderá também ser rede, nota que bom sinal não significa necessariamente boa qualidade de rede, e pelo menos o servidor sugeria ligar via Ethernet até por causa do WOL que se certo suporta, só terás de ativar na bios se não estiver já ativa.
A questão do meio tem a ver com o tal transcode também… depende de que formatos são suportados quer de vídeo áudio e mesmo as legendas … por exemplo se a ps3 não suportar mkv o plex faz transcode do lado do servidor … podes ver isso como converter o vídeo em tempo real e que naturalmente pede mais recursos do servidor…
Existem alguns truques para evitar que o Plex Server impeça o Windows de suspender. Mas o que acontece é que, de versão para versão, podem ser introduzidas funcionalidades no Plex que o "obrigam" a estar activo quase sempre. Aqui fica uma relação não exaustiva do que podes fazer:
Desactivar o DLNA (caso não necessites de DLNA) -> o DLNA "anuncia" o servidor na rede de forma a que os clientes DLNA o encontrem
Desactivar o GDM (caso não necessites de GDM) -> o GDM "anuncia" o servidor na rede aos clientes que o necessitem, se o cliente souber o IP do servidor o GDM pode ser parado
Eliminar todas as opções de "logging" que houver -> so activar o "logging" caso haja um problema que seja necessário investigar
Não fazer o logon do servidor ao MyPlex (assim o servidor não receberá pedidos do exterior)
Desactivar os plug-in's de que não necessites, e/ou calendarizá-los para correr em horas específicas
Desactivar as opções de refrescamento automático (há duas, uma total, e outra parcial, desactiva ambas)
O meu portátil Lenovo tem um programa para calendarizar o power on/off. Algumas marcas (e NAS) têm programas similares, pelo que também é uma hipótese. E como o mikec_pt diz, se o PC suportar WOL há diversas formas de o "acordar", umas automáticas e outras "manuais".
Sobre a 2ª dúvida, o Plex faz sempre o stream do servidor para o cliente. Só que também compara as características do video com as possibilidades do "media player" usado. Peço desculpa por estar em espanholês, mas tens aqui uma pequena explicação que escrevi no forum espanhol. É uma adaptação / simplificação do link que o mikec_pt te indicou, e algumas opiniões pessoais sobre este assunto.
E o 3º caso pode ser como o mikec_pt diz. A maioria dos routers dos operadores são lixo no que toca a wi-fi, e as interrupções / interferências "pagam-se" com a pixelização ou interrupção do sinal. Mas também pode ser por não teres um PC suficientemente potente para o Plex Server. No mínimo devias ter um passmark de 2000 para estar no "safe side". Podes ver qual é o passmark do teu PC aqui.
Quanto ao PS3, meus arquivos em MKV rodam BEM legal via wifi, o problema está nos MP4... qualidade do sinal não é pois coloquei um filme aqui e ficou IGUAL ao que esta hospedado na máquina ( MKV )
já os MP4, eles não são lá grande coisa ( Hobbit com quase 3h, e o arquivo tem 1gb ), mas pelo plex fica muito pior do que direto no PC
Em relação ao meu computador atual, acredito não ser o problema, ele é bem potente , ta aqui o passmark
Voltando ao assunto do suspender o windows, "aberto" que eu me referia era deixar o windows "suspenso" mas com o plex server funcionando, gastando o mínimo de energia... vou seguir umas dicas que passaram ai =P
Fiz um teste, comecei um filme em 720p pelo celular e vi as tarefas que apareciam... O computador vai de 3~5% para um pico de 92% no quisito CPU, já em Rede consta 0%
Mas acredito ser algum bug, pois nao ocupa 90% da CPU nao, pois nao trava nada e posso ficar fazendo outras coisas normalmente...
O que determina o transcoding do Plex (e a possível degradação de sinal que pode acontecer durante tal conversão) não é o facto do ficheiro ser MP4 ou MKV (isso para o Plex é irrelevante num Intel i5) mas sim quais são os codecs utilizados no video e no audio. Este artigo diz quais são os codecs suportados pelas PlayStation.
Por outro lado, há utilizadores que se queixam de que o PMS não transcodifica bem quando o video está codificado com o codec VC-1 e o "target" é uma conversão para 1080p. Aparentemente trata-se de uma falha no ffmpeg que se repercute no PMS. Ainda não percebi quando ou como o problema se manifesta.
Em resumo, sem saber qual o "media info" dos ficheiros MP4 onde ocorre o problema (algo que podes ver no PlexWeb), não te posso ajudar sobre qual será o problema que tens com os MP4.
Ola gostaria de saber se posso administrar duas contas diferente no plex com email diferente e provedores diferente. no mesmo computador. Plex é excelente programa