Começo por dizer que não sei se estou a fazer as coisas como deve ser. Tenho instalado o Plex Media Server, assim como o Plex Media Player, ambos ligados ao mesmo tempo.
Tenho o Plex app na minha Smart TV Hisense, sendo a ligação feita por Wifi, dado que o meu servidor é um Mac i7.
Comecei por ver uns filmes sem qualquer problema, sem travar. Agora alguns travam, outros não e alguns mesmo o som do filme aparece antes da imagem correta.
Realço que as legendas que tenho, em SRT, são externas e colocadas manualmente.
A minha dúvida é se estou a fazer alguma coisa mal ou se isto se deve exclusivamente à minha ligação de Wifi, que pode ser fraca, com outros aparelhos ligados ao mesmo tempo, como telemóveis, PS4, etc.
É difícil dizer … mas o WIFI provavelmente pode ser o culpado. Quando se trata de streaming de mídia, é muito importante ter uma conexão de rede estável e rápida. Você pode conseguir isso em uma rede com fio - pelo menos quando se trata de filmes com alta taxa de bits reproduzida com qualidade original …
(traduzido pelo Google Translate)
Isso mesmo. O que está acontecendo aí é que seu vídeo é em altíssima (4K) qualidade e sua tv não tem os codecs necessários para rodar ele. Por esse motivo, o Plex tem que converter o filme para H264 e ACC e então sua tv consegue rodar ele. Rede lenta também causaria isso, mas como você está tendo trancodificação mesmo rodando o filme localmente então não acho que seja wi-fi.
Isso exige bastante processamento da máquina e se ela não conseguir converter na mesma velocidade que o filme é assistido, então seu filme vai ficar pausando, aguardando até que seu servidor termine de converter mais um pedaço do filme.
Uma alternativa seria você ir nos detalhes desse filme e nos três pontinhos tem a opção Otimizar. Lá você terá a opção de gerar uma cópia do seu filme em 1080p. Com isso ele não terá que converter toda vez que você assistir. Esse problema não irá acontecer quando vc baixar um filme já em H264 ou H265. Se tiver telegram eu posso te passar alguns canais de onde conseguir filmes e te ajudar com outras coisas. Uma dica: renomeie sua legenda para “nome do filme.por.srt” e ele vai te mostrar ela como português ao invés de unknown.
Só uma coisa, a gente poderia entrar em detalhes aqui para descobrir o real motivo do problema, mas acho que seria complexo. A trancodificação pode estar acontecendo por causa da qualidade do vídeo, por causa do formato do áudio (dts) ou por causa da velocidade da sua rede.
Para desencargo você consegue conectar sua tv e servidor ao mesmo router (switch) usando cabos?
Neste caso, com a otimização, ele cria um outro filme ou converte o mesmo? Para depois saber qual colocar a rodar na TV. Já agora, há diferença entre filmes em h264 ou 265 para os x264 ou 265, aconselhas sempre em H?
Esquece as letras, eu digitei errado kkk. 265 você.consegue a mesma qualidade do 264 porém com arquivos menores.
O Plex não irá converter o arquivo original, ele vai criar uma cópia. O único problema é consumo de espaço no seu HD e o tempo que leva uma otimização. Eu particularmente odeio essa opção, prefiro baixar outro arquivo compatível
Obrigado pelas dicas, mas já testei as duas coisas. Um filme 265 e outro com a otimização (personalizada para 720p) e continua a travar. Presumo que seja então do wifi. Só achei estranho porque já consegui ver um filme sem travar, curiosamente em 265.
Já li sobre isso do Direct Play, mas não faço ideia o que é e como funciona. Mas ele começa a travar quando começa a aparecer buffering naquele sitio das fotos que mostrei.
Então, direct play é quando o servidor não precisa fazer o transcode para que sua tv rode o filme. Faça um teste com um arquivo em 264 ou 265 e você verá que irá aparecer direct play ao invés de transcoding. Você tem telegram?