Por que o Plex trava em alguns filmes?

Então estava vendo um filme no meu Chromecast e rodou muito bem, inclusive não é o primeiro que assisto e roda muito bem. No entanto, uns 2 filmes ele simplesmente fica travando de tempos em tempos. Isso acontece tanto no meu computador, quanto no Notebook quanto no celular.

O que pode ser?

Isso é normal acontecer em filmes 1080p. É o caso ? Quando se usa wi-fi o máximo são vídeos 720p, e mesmo assim é preciso garantir que não há interferências na rede que a façam "engasgar" temporariamente.

Interessante, fiz o teste no meu notebook e no meu computador, ambos conectados via cabo ao roteador e ambos transmitindo filmes no meu celular na mesma distancia.

No caso do Notebook ele se comportou muito bem, não travou nenhuma vez no filme, mas já no computador em menos de 10min ele deu a primeira travada, e segundos mais uma e assim em diante.

Também reparei que o computador demora bem mais para iniciar o filme.

O hardware do PC influencia em tanto assim na qualidade do filme? (Meu notebook é levemente melhor que o PC)

O Plex Media Server (PMS) inclui um conjunto de ficheiros xml que descrevem as possibilidades de "media player" de um sem número de "clientes Plex". Tais ficheiros chamam-se "perfis". No seu caso tem dois "clientes Plex" (Chromecast e celular), e sempre que pretende ver um filme o PMS compara as características do filme com o perfil do cliente. Por exemplo:

1. Qual o container do filme ? avi, mov, mkv, mp4, m4v ?
  2. Pretende usar legendas ? As legendas são "burned-in" (isto é, gravadas no vídeo) ou são ficheiros à parte ? Ou o container tem "pistas" de legendas ?
  3. Qual o "codec" usado no video ? h.264, Xvid, outro ?
  4. Qual a precisão (bitrate) do filme ?
  5. Quais as características do audio ? stereo/mp3 ? Surround 5.1 ? etc.

Tais características variam muito de filme para filme, e o PMS sempre compara essas características com as do perfil para decidir o que fazer (DirectPlay, DirectStream ou Transcode). Pode ver uma descrição sumária desses processos aqui. De notar que as legendas (a não ser que sejam "burned-in") implicam sempre "transcode", e as pistas de audio, a não ser que o "plex client" as possa tocar em modo nativo, também implicam o "transcode".

Caso a decisão do PMS tenha sido "é necessário fazer transcode para este filme" as necessidades de potência do PC (ou notebook) variam muito consoante estes parâmetros na configuração do PMS. De um modo geral, tem de ter pelo menos um processador dual-core a 1.6Ghz e uma RAM de 4Gb. Estes requisitos podem aumentar caso tenha vários "clientes Plex" em simultâneo (Chromecast e celular, por exemplo). As mais recentes versões de PMS (com a opção "make my CPU hurt") podem aumentar consideravelmente este requisito básico. Há quem diga que para 1080p 40Mps seja necessário um quad-core @ 3Ghz com 8Gb de RAM, e que nunca a rede wi-fi (tal como existe com a tecnologia actual) será capaz de transportar esse "video stream" com a velocidade adequada.

O mesmo filme pode implicar "transcoding" na Chromecast e "DirectStream" no celular (ou vice-versa). Para evitar problemas deve-se ter sempre o PC mais potente possível, e as ligações todas por fio ethernet a 1Gb. Com o aparecimento dos filmes a 4K a situação só se poderá tornar mais exigente, quer com a velocidade do PC, quer com a velocidade da rede.

Claro que o ideal seria ter os filmes no PMS já codificados de forma a não ser necessário o "transcoding". Para quem usa legendas isso é quase impossível. No entanto, certos "clientes Plex" (como por exemplo a AppleTV) permitem ver as legendas em ficheiros srt externo sem necessidade de "transcoding". Vamos pôr as questões do seguinte modo:

1. Se tem os DVD's ou BR's dos seus filmes, e dado que o PMS não suporta esses formatos nativos, tem sempre de usar uma ferramenta (handbrake ou similar) para codificar o video / audio / legendas num determinado "container". Aí pode decidir qual o "standard" que mais lhe convém, com base nos equipamentos que usa. Porém, assim que comprar um equipamento novo que não suporte esse seu "standard", esses filmes irão necessitar de transcoding para esse novo dispositivo. Atenção que em muitos países é ilegal fazer cópias de segurança dos seus próprios DVD's e BR's
  2. Se obtém filmes de outras fontes, e esses filmes já estão num "container" suportado pelo PMS (mp4, avi, mov, mkv, etc) pode decidir "valerá a pena converter esses filmes para o meu standard" ?

Há quem prefira não se preocupar com o formato dos filmes e usar um PC com um "media player" poderoso (como por exemplo o VLC), capaz de tocar qualquer formato de video, audio ou legendas, e fazer o "mirroring" do écran para a TV quando tal é necessário. Não existe uma solução do tipo "one suit fits all". Cada caso é um caso, e cada qual tem as suas preferências.

É difícil indicar qual dos "media player baratos" seria o melhor para ligar à televisão. Neste momento parece ser a FireTV (da Amazon), mas assim que haja um "port" do RasPlex para a Cubox-i é possível que essa caixa passe a ser a preferida. Todos os anos há anúncios de "media players", todos os anos haverá um que se destacará versus os outros. Para mim o melhor "media player" será aquele que não necessite de "transcoding" no PMS (eu tenho o PMS instalado num NAS que não suporta "transcode" e só vejo filmes em casa), para outros o "transcoding" do Plex é mandatório (porque se ligam a casa, a partir de outros locais, para ver os seus filmes, ou porque partilham os seus filmes com outros).

A melhor solução para ver videos em casa parece ser um mini-PC com o PHT (Plex Home Theater) ligado a um NAS, porém o seu custo é proibitivo para muitas bolsas. Mas tal elimina as duas principais causas do "travamento":

1. Necessidade de transcoding, dado que essa função passa a ser efectuada pela placa de vídeo do mini-PC, e há codecs para todos os formatos existentes de audio e video
  2. Comunicação entre equipamentos, dado que o mini-PC tem portas HDMI para ligar diretamente à TV

Caro Moody....

Uma aula de PMS. Valeu.

Eu tenho uns filmes em MKV que rodam e outros nao rodam no Plex. Nao é questão de nem travar. É nao rodar mesmo!!! De cara poderia ser o que?

Eu tenho uns filmes em MKV que rodam e outros nao rodam no Plex. Nao é questão de nem travar. É nao rodar mesmo!!! De cara poderia ser o que?

Não faço ideia. O melhor é usar o MediaInfo e postar aqui a informação de um filme que tenha esse tipo de problema.

Desculpa por reabrir o post, mas estou com um problema interessante. Consigo ver normalmente filmes em 1080p em meu Chromecast e com áudio DTS 5.1. Mas ao assistir animes em 720p com aúdio 2.0 AAC, o vídeo trava constantemente. Duvido que seja processador ou roteador, pois assim nenhum filme 1080p rodaria.Vocês têm alguma sugestão?

Eu tb estou com o mesmo problema travando com filmes 1080p tem alguma solução ????

Aos utilizadores que têm este tipo de problema. Antes de tentarem obter ajuda leiam por favor este documento oficial publicado pelo time do Plex.

Sugiro também que leiam este artigo que escrevi em tempos que é talvez mais simples de perceber para leigos na matéria, embora esteja em Espanhol e seja focado em PMS instalado num NAS Synology 214play, mas que pode ser aplicável a outros servidores.

Bom dia, Estou com o mesmo problema, alguns videos travam e outros não travam, sendo ambos MKV, com AC3, resolução de HD 1080, h264.
O que percebi é o audio, alguns tem um audio com qualidade mais alta, acho que é muito alto para um Amazon Fire TV stick, mais se rodar no Emby, ele consegue converter o audio em menor qualidade.
Outra coisa que vi, é o Level, serem 5.1, não sei como faço para o plex converter automaticamente para 4.0.

Acho que a pergunta ficou um pouco bagunçada.

Tenho o Plex no Mac. Funcionava perfeitamente até que começou a travar a exibição dos vídeos. Depois de revirar toda a configuração por vários dias, reinstalar o Plex umas dez vezes, mudar os formatos dos vídeos, fiz uma coisa que não sei era a causa, mas funcionou. Tenho o Dropbox e o Google Drive instalados, sendo que este último eu havia instalado recentemente. Desativei o Google Drive e páhhh, tudo voltou ao normal. Vídeos sem travamentos!!

@martinhodfranco Obrigado por reportares a solução. Como não há empregados de Plex Inc. a seguir o forum português sugeria que reportasses o problema e a solução no forum inglês (https://forums.plex.tv/categories/mac), pode ser que haja algum bug no Plex que necessite de ser corrigido.

Atualizando: o problema dos travamentos não está no PLEX ou na rede WI-FI. Restaurem a TV para as configurações de fábrica e configurem a TV novamente. Fiz isso e os travamentos acabaram.

ola bom dia. gostaria de saber qual a codificação correta no hamdbrake para que eu possa enviar para nuvem, sem a necessidade de transcodificar. pois tenho usado o staxrip e o plex não faz transcodificacao.´porem o handbrake faz. tenho visto filmes c0m 720p com tamanho de 500mb com qualidade incrível. pois reproduzi em minha tv de 50 e a imagem espetacular; como fazem isso. obrigado pela atenção.

@PlaydriveHD Talvez isto te ajude

quando vocês dizem travando, é quando aparece que ele esta carregando, e toda hora para para carregar novamente?

Sim, tem alguma solução?

É provável que seja processsor . Montei uma máquina antiga que tinha aqui em casa e fiz dela um servidor plex . Noto que tem filmes em 1080 P que rodam legal sem tratamentos . Fico monitorando o processador em tempo real e em média um filme 1080 P consome entre 30 e 40% . Fimes 4K nem pensar . O processador vai a 100% e o filme trava . Notei neste fim de semana que alguns filmes 1080 P estavam travando e deixando o processador em 100% . Enquanto alguns 1080p rafavam legal . Creio que seja a forma que o filme foi ripado . Monitora seu processador em tempo real enquanto vê o filme pra saber se é o caso .

This topic was automatically closed 90 days after the last reply. New replies are no longer allowed.