O Plex Media Server (PMS) inclui um conjunto de ficheiros xml que descrevem as possibilidades de "media player" de um sem número de "clientes Plex". Tais ficheiros chamam-se "perfis". No seu caso tem dois "clientes Plex" (Chromecast e celular), e sempre que pretende ver um filme o PMS compara as características do filme com o perfil do cliente. Por exemplo:
- Qual o container do filme ? avi, mov, mkv, mp4, m4v ?
- Pretende usar legendas ? As legendas são "burned-in" (isto é, gravadas no vídeo) ou são ficheiros à parte ? Ou o container tem "pistas" de legendas ?
- Qual o "codec" usado no video ? h.264, Xvid, outro ?
- Qual a precisão (bitrate) do filme ?
- Quais as características do audio ? stereo/mp3 ? Surround 5.1 ? etc.
Tais características variam muito de filme para filme, e o PMS sempre compara essas características com as do perfil para decidir o que fazer (DirectPlay, DirectStream ou Transcode). Pode ver uma descrição sumária desses processos aqui. De notar que as legendas (a não ser que sejam "burned-in") implicam sempre "transcode", e as pistas de audio, a não ser que o "plex client" as possa tocar em modo nativo, também implicam o "transcode".
Caso a decisão do PMS tenha sido "é necessário fazer transcode para este filme" as necessidades de potência do PC (ou notebook) variam muito consoante estes parâmetros na configuração do PMS. De um modo geral, tem de ter pelo menos um processador dual-core a 1.6Ghz e uma RAM de 4Gb. Estes requisitos podem aumentar caso tenha vários "clientes Plex" em simultâneo (Chromecast e celular, por exemplo). As mais recentes versões de PMS (com a opção "make my CPU hurt") podem aumentar consideravelmente este requisito básico. Há quem diga que para 1080p 40Mps seja necessário um quad-core @ 3Ghz com 8Gb de RAM, e que nunca a rede wi-fi (tal como existe com a tecnologia actual) será capaz de transportar esse "video stream" com a velocidade adequada.
O mesmo filme pode implicar "transcoding" na Chromecast e "DirectStream" no celular (ou vice-versa). Para evitar problemas deve-se ter sempre o PC mais potente possível, e as ligações todas por fio ethernet a 1Gb. Com o aparecimento dos filmes a 4K a situação só se poderá tornar mais exigente, quer com a velocidade do PC, quer com a velocidade da rede.
Claro que o ideal seria ter os filmes no PMS já codificados de forma a não ser necessário o "transcoding". Para quem usa legendas isso é quase impossível. No entanto, certos "clientes Plex" (como por exemplo a AppleTV) permitem ver as legendas em ficheiros srt externo sem necessidade de "transcoding". Vamos pôr as questões do seguinte modo:
- Se tem os DVD's ou BR's dos seus filmes, e dado que o PMS não suporta esses formatos nativos, tem sempre de usar uma ferramenta (handbrake ou similar) para codificar o video / audio / legendas num determinado "container". Aí pode decidir qual o "standard" que mais lhe convém, com base nos equipamentos que usa. Porém, assim que comprar um equipamento novo que não suporte esse seu "standard", esses filmes irão necessitar de transcoding para esse novo dispositivo. Atenção que em muitos países é ilegal fazer cópias de segurança dos seus próprios DVD's e BR's
- Se obtém filmes de outras fontes, e esses filmes já estão num "container" suportado pelo PMS (mp4, avi, mov, mkv, etc) pode decidir "valerá a pena converter esses filmes para o meu standard" ?
Há quem prefira não se preocupar com o formato dos filmes e usar um PC com um "media player" poderoso (como por exemplo o VLC), capaz de tocar qualquer formato de video, audio ou legendas, e fazer o "mirroring" do écran para a TV quando tal é necessário. Não existe uma solução do tipo "one suit fits all". Cada caso é um caso, e cada qual tem as suas preferências.
É difícil indicar qual dos "media player baratos" seria o melhor para ligar à televisão. Neste momento parece ser a FireTV (da Amazon), mas assim que haja um "port" do RasPlex para a Cubox-i é possível que essa caixa passe a ser a preferida. Todos os anos há anúncios de "media players", todos os anos haverá um que se destacará versus os outros. Para mim o melhor "media player" será aquele que não necessite de "transcoding" no PMS (eu tenho o PMS instalado num NAS que não suporta "transcode" e só vejo filmes em casa), para outros o "transcoding" do Plex é mandatório (porque se ligam a casa, a partir de outros locais, para ver os seus filmes, ou porque partilham os seus filmes com outros).
A melhor solução para ver videos em casa parece ser um mini-PC com o PHT (Plex Home Theater) ligado a um NAS, porém o seu custo é proibitivo para muitas bolsas. Mas tal elimina as duas principais causas do "travamento":
- Necessidade de transcoding, dado que essa função passa a ser efectuada pela placa de vídeo do mini-PC, e há codecs para todos os formatos existentes de audio e video
- Comunicação entre equipamentos, dado que o mini-PC tem portas HDMI para ligar diretamente à TV