Comecei a usar o Plex a uma semana, gostei do aplicativo, porem filmes em 4k trava demais, mesmo que eu espere carregar, só carrega 1min no máximo, roda por mais 1min e volta a ficar carregando e fica nesse looping. Nos filmes 1080p, roda fluido, porem também percebi que demora a responder quando regresso/avanço o tempo do filme, fica uma tela preta por 15s.
Se alguém souber se tem alguma configuração de carregar “externamente” o filme eu fico feliz, igual antigamente no Youtube, abria o filme, esperava o filme carregar e depois assistia fluido, ou de melhorar o desempenho.
Fiz alguns testes no meu notebook e o processador não passa de 20%, a leitura de HD tem de sobra, usando internet cabeada.
Desde já agradeço.
Nem todos os clientes Plex suportam 4K, o que faz com que o servidor tenha que transcodificar, que é uma operação pesada, sobretudo se os filmes 4K estiverem codificados em HEVC. Outra coisa que pode activar a transcodificação são as legendas.
Onde está instalado o Plex Media Server (PC/MAC/NAS, qual o processador) ? Quais são os clientes Plex usados, e em que dispositivos estão instalados ?
Os filmes estão em H264 e o Plex instalado em um notebook com um I5-3337U, o uso do processador não passa de 25%, 90% do tempo, apenas em alguns momentos que chega em 100%.
E sempre tem apenas um dispositivo conectado assistindo os filmes.
Obrigado pela informação, mas também preciso de saber em que cliente Plex se verifica este problema. Para um laptop com Windows existem os seguintes:
- Plex Media Player, que é o leitor recomendado, especialmente para 4K
- PlexWeb, que corre num browser (Firefox, Edge, etc)
- Plex for Windows, que se instala a partir da loja Windows
- OpenPHT, que é um cliente não oficial (mas que funciona bem)
Opa, algumas coisas me parece confuso pois comecei nesse “mundo” de streaming agora.
Estou assistindo pelo navegador, testei no Chrome e EDGE.
Eu apenas instalei o Servidor no Notebook com Linux Debian, e já fui assistir pelo navegador.
Bom dia amigo, estava com o mesmo problema com filmes em 4K - travando muito - troquei o processador do servidor linux e agora está perfeito.
Estão a ser usadas legendas ? Se sim, em que formato ? As legendas em formato imagem (como por exemplo pgs) necessitam de transcodificação, e no caso específico das legendas só é usado um “thread”. Ora o 3337U tem 4 threads, ou sejam pouco menos de 1000 passmark por thread. O necessário para transcodificar legendas em 10MBps seria ~2000 passmark.
Olá moody_blue!
Estou tendo o mesmo problema relatado no post. Mas aqui o servidor e player são diferentes.
Uso meu notebook como servidor. Fica conectado no Wireless de 5ghz. Eu reproduzo os filmes numa Smart TV conectada via cabo.
Assisto com frequência a filmes 4K HDR, com baixa compressão. São arquivos de até 60gb, por exemplo. Ficam travando de vez em quando, e, algumas vezes, travando muito. Não costumo utilizar legendas. Meu notebook é um i5 7200U / 8GB de RAM com vídeo offboard (o que não deve fazer diferença rs).
Teria como me ajudar?
A transmissão de sinal de vídeo exige sempre que se adopte algum standard. Quando assim não é podemos cair em situações “impossíveis”. Mal comparado, pode ser como tentar conduzir um fórmula 1 numa estrada secundária.
A busca pela qualidade de som e imagem e as limitações de velocidade de transmissão levaram ao aparecimento de múltiplos standards de compressão de áudio e vídeo. A evolução tem sido muito rápida e assim continuará.
Assim, a melhor estratégia é, quando compramos equipamentos para reprodução de audio e vídeo, verificar as suas especificações e estabelecermos o standard com o qual vamos guardar os nossos ficheiros de multimedia, seja no Plex ou em qualquer outro sistema.
O melhor é nunca usar wifi mas sim cabo Cat5e ou Cat6, e ter equipamentos de transmissão (router e switch) com capacidade gigabit.
Dito isto, quando um filme “trava”, as causas mais frequentes são:
- O Plex está a converter o filme para um formato suportado pelo reprodutor e o PC não tem velocidade suficiente. Pode-se detectar esta situação activando um medidor de utilização no PC e ver se está próximo de 100%
- A via de transmissão entre o servidor e o reprodutor não tem velocidade suficiente (ou então está sujeita a congestionamento / interferência). Nesta situação pode ser difícil detectar onde está o problema. Em muitas TV’s a porta rj45 só funciona a 100base-T, o que é insuficiente para 4K HDR. Alguns equipamentos permitem medir a taxa de transmissão de dados na porta rj45 e essa informação poderá ajudar a perceber se tal é suficiente para o filme. Mas tal não identifica onde está o “gargalo”. Até pode ser num cabo que não suporte gigabit. Filmes diferentes podem ter (normalmente têm) necessidades diferentes quanto à taxa de transmissão necessária
1 Like
Tenho um servidor plex instalado num raspberrypi 2, e roda bem filmes em 1080p, sem problema, noto que alguns ate mesmo em qualidade mais baixa como SD 480P, trava, para seleccionar o problema, coloquei outra versão do mesmo filme e funciona direitinho, a minha questão é a seguinte, como consigo perceber o porquê de um ficheiro travar e outra versão do mesmo não ? saliento que uso todas as reprodução em direct play.