Ola
Gostaria de uma ajuda na execução dos meus filmes 4k com legenda sem travar.
Tenho uma internet de 40mb e estou atualmente usando um roteador ac 5ghz.
Quando rodo os filmes 4k sem legenda roda liso liso, mas quando coloco legenda, não consigo assistir sem travar.
Os filmes estão no meu servidor plex (notebook) , e estou tentando executar na TV.
Que tipo de legendas estão a ser usadas ? Ficheiros .srt externos ? Qual é o processador do notebook ?
Legendas são do tipo .SRT e meu processador é um i5 -7200U
Muito embora o formato .srt seja suportado por muitos Plex clients há alguns que não o suportam. Qual é o modelo da TV, e qual é o nome do Plex client nela instalado ?
estou tendo o mesmo problema, sem legenda ele pega o HDR e roda bem, coloca a legenda ele perde o HDR e comeca travar
parece q consegui corrigir colocando a legenda para somente imagens
Boa tarde a todos!
Para não abrir outro tópico com mesmo assunto, resolvi postar meu problema aqui. Meus videos 4k ficam travando com legenda e sem legenda roda liso.
Setup: Smart TV 4K LG LED 55, Nano Cel; Plex Media Server; Extensão das legendas é SRT.
Quem poder me ajudar, eu agradeço
A razão mais comum para isto seria o facto do cliente em questão não conseguir fazer DirectPlay das legendas, logo tem de passar para transcoding e sendo 4k é muito possível que a maquina onde está o servidor não tenha recursos suficientes para garantir reprodução sem travagens.
Como já foi dito e bem pelo @moody_blue é possível que o cliente em questão seja forçado a fazer transcoding mesmo para srt
Para certificar abaram o Plex Web no browser quando estiverem a ver na tv e verifiquem se mostra que está a fazer transcoding com legendas e sem legendas.
Existem também casos (legendas image format) onde seria preciso fazer “burn in” das legendas e isso também pesa no servidor.
De notar que por vezes a TV até pode suportar srt mas so em alguns formatos/containers… vamos supor que suporta se o video for H264 e o container mkv mas não se for HEVC…
Existem variáveis, teria de saber mais detalhes para vos poder confirmar, ou podem simplesmente olhar para o “Now Playing” no browser e testar. Além disso o log do PMS normalmente mostra bastante informação sobre o porquê de ser usado DirectPlay/DirectStream ou Transcoding.
Tenho uma Smart TV LG 4K ligada via cabo de rede ao PMS num servidor com processador I7 4770k.
Mesmo com este processador rápido, o processador ainda é o gargalo, causando estes ‘travamentos’.
Seguindo sua orientação, rodei o filme 4K no Plex Web no servidor e ele acusa que está convertendo o arquivo mkv de HEVC para H264.
Na verdade isto está acontecendo com todos filmes 4K em mkv.
Como seria possível evitar isso?
Se todos os 4k são HEVC no cliente web vai sempre precisar transcoding.
Na TV se estiveres a usar a app da LG e assumindo webOS recente estou em crer que suporta direct play de H265/HEVC. Mas pode estar a fazer transcoding por causa das legendas (os logs têm essa informação) mas se foram PGS ou outras do tipo “image” o servidor tem de fazer “burn” e neste cenário é impossível fazer directPlay.
Esse processar pode ter um “clock speed” considerado rápido mas é gen4 ou seja não é muito recente porém tem suporte QuickSync (hardware transcoding)… Sugiro ativar a opção hardware transcoding, porém se tiver de fazer burn de legendas o problema vai manter-se pois esse cenário apenas é suportado por software.
Em todo o caso se colares o XML de um dos exemplos e fazer upload dos logs posso dar informações mais concreta sobre o que realmente está a acontecer.
eu rodo na minha smart tb uj7500 tranquilo, mais uso tudo via cabo cat6, tente via cabo, outra dica teste o xplay
O facto de ter por cabo não ajuda muito se o servidor for fraco e especialmente se tiver de fazer BURN de legendas (claro que é sempre boa idea para direct play/direct stream)
Por exemplo se forem image based (VOBSUB, PGS) mesmo que o formato de video seja subortado teria de existir transcoding e burn das legendas…
No caso das LG (webOS) existe um cliente oficial, a APP do Plex está na LG Store e na minha experiencia funciona bastante bem!
cliente oficial, perde de longe par ao xplay
Em que pontos especificamente?
Há sempre um factor importante a ter em conta, clientes não oficiais não têm garantia de funcionar para sempre, e se não estou em erro (pelo menos da última vez que vi) o xplay usa DLNA que tem as suas limitações e a App era a pagar.
A App oficial é gratuita.
Claro que desde que a App não esteja a violar nenhuma regra dos termos do serviço e funcione bem para o utilizador cada um save de si.
Mas a única forma de melhorar a App oficial é dar feedback sobre aquilo que poderia fazer melhor.
Claro que o ideal seria no seu próprio fórum em inglês, mas se quiserem deixar aqui algumas notas posso passar esse feedback para os devs.
Os desenvolvedores do plex não dá atenção aos brasileiros, a anos o web os sofre para reproduzir as legendas no plex mas o xplay faz isso sem problemas, porque eles não pedem ajuda ao desenvolvedor do xplay? Fora que agora nem em PT BR busca mais o plex sem precisar modificar os arquivos e são arquivos simples que eles não colocam direto no plexserver para ajudar a gente.
O Emby reproduz perfeitamente a legenda e ainda nos permite desativar transcodificacão algo que falta no plex faz tempo.
Não sei como o xplay funciona mas possivelmente pode estar a adicionar suporte para outros codecs, ou a usar os do sistema, que seria o caso com outros clients nossos.
Porem no caso da App web, os formatos suportados (dependendo do browser) são mais limitados.
Se estivermos num cenário em que é preciso fazer transcoding do video, audio e ainda fazer burn in de legendas, não pode haver milagres.
Por outro lado há sempre a hipótese de usar Legendas de TEXTO em vez de imagem, que será sempre melhor suportado em qualquer player, para quem tem plex pass até é feito autenticamente (Subtitles on Demand) mas podem sempre colocar os srt (ex) ao lado do ficheiro de video e o plex vai detetar.
A questão com os formatos de imagem como PGS é que têm de ser “burned-in” (é igual no emby tanto quanto sei).
Mas voltando ao problema em si, se as legendas forem PGS ou têm um servidor poderoso ou vou ter sempre limitações, a solução é usar formatos de texto.
O ideal seria postarem o XML de um item de exemplo para verificar os codecs de video/audio e legendas e confirmar que o problema é este.
Hum … Xplay:
“* Support subtitles (except graphical subs format eg VOBSUB, PGS)”