Bom dia, estou com esse setup do título do tópico, plex media server instalado no NAS Synology DS214play, PS4 com plex instalado, tanto o NAS quanto o PS4 estão ligados a rede (modem/router da GVT) via cabo de rede.
Ontem para minha surpresa ao começar a fazer os testes 95% da minha biblioteca fica "buffering" de 2 em 2 segundos, não consigo assistir nada, acho que apenas um filme que estava em qualidade 480p que rodou mas ainda assim deu alguns bufferings durante o processo.. As séries em 720p e 1080p caem no problema do buffering a cada 2 segundos.
Como não tenho experiência em rede nem com o plex estou totalmente perdido, vocês sabem o que pode ser? Modem? Cabos? Configurações no plex server..? Configurações no NAS? Não sei nem por onde começar.
Não sei porém se suporta legendas. Caso não suporte, isso forçará o "transcoding", e o ds214play é relativamente lento para o fazer, conforme se pode ver aqui.
Mais informações sobre o que é transcoding / Direct Stream / Direct Play aqui.
É certo que o ds24play tem HW que pode ser usado para descodificar o video, porém o Plex não o usa. Que eu saiba só o Video Station pode usar esse HW.
Obrigado moody, depois da sua resposta comecei a fazer novos testes..
Testei varios filmes nos formatos suportados (.mp4.. etc) rodaram perfeitos, sem nenhum buffering sequer, lisos!!
Porém para minha tristeza quando coloquei as legendas na mesma pasta começou a travar de 2 em 2 segundos de novo..
o plex do ps4 realmente parece ser muito "fraco", nas televisões da samsung roda perfeito com legendas e sem ser cabeado, creio que as tvs que façam a transcodificação ne?
O que interessa não é tanto o container ser MP4 (o ds214play pode fazer Direct Stream caso o containner seja MKV, mesmo para 1080p), mas sim que o codec de video seja H.264 e o de audio seja AAC. Dado que a transcodificação do audio é menos pesada que a do video, pode até acontecer que o ds214play seja capaz de transcodificar mp3, ou mesmo ac3, para a PS4.
O problema das legendas é mais complexo. Ou bem que o "cliente Plex" sabe misturar a imagem do video com a das legendas, ou então pede ao servidor de Plex que faça transcoding do video. E o ds214play só será capaz de o fazer se o video base estiver em 480p.
Eu tenho uma AppleTV e um Syno que nem sequer é capaz de transcodificar. Durante muito tempo o cliente Plex para a aTV não suportou legendas, pelo que tive de usar o Handbrake (com a opção de legendas "burned in") para recodificar o video com as legendas incluídas. Não posso pois voltar a tirá-las nesses filmes. Anos depois saiu uma nova versão do cliente Plex para a aTV que suporta legendas em formato srt, pelo que já posso ter legendas em ficheiro externo em vez de usar a opção "burned in" do Handbrake.
Talvez a PS4 venha a ter suporte nativo para legendas um dia destes, quem sabe ? Como não tenho PS4 não tenho estado atento a esse tópico.