Transcodificar video para formato reconhecido pela TV Samsung LN55B650 - Transcode video to format recognized by Samsung TV LN55B650

Server Version#:4.34.4
Player Version#:DLNA

Saudações,
Possuo 3 TVs em casa. Uma Samsung UN75J6300 e uma Samsung UN75RU7100. Em ambas possuo o aplicativo do Plex instalado e consigo assistir toda minha biblioteca sem problemas.
Todavia, possuo também uma Samsung LN55B650T1M que, por ser mais antiga, não há como instalar o aplicativo. Somente é possível assistir aos filmes por DLNA.

Diversos filmes eu consigo assistir nessa Samsung LN55B650T1M, porém, na maioria dos casos, a TV informa que não reconheceu o formato do arquivo do vídeo.

Todavia, a lista de compatibilidade de formatos de vídeo é extensa. Apenas para citar alguns: *.avi, *mkv, *.asf, *wmv, *mp4 e codecs (Divx: 3.11, 4.x, 5.1, 6.0; XviD; H.264: BP, MP, HP; MPEG-4, SP, ASP,MJPEG).

Gostaria de saber se o Plex é capaz de transcodificar os videos armazenados no meu storage para os formatos e codecs reconhecidos pela TV em tempo real e qual a configuração que devo realizar para isso poder ocorrer corretamente. Não tenho a intenção de recodificar toda a minha biblioteca. Acho que o mais prático é o próprio Plex permitir que por DLNA eu possa escolher um formato (por exemplo *.avi) e um codec (por exemplo H.264HP) e ele, sempre que for enviar um vídeo por DLNA realizar a codificação em tempo real.

Isso é possível de ser feito?

Transtaled by google:

Greetings,
I have 3 TVs at home. A Samsung UN75J6300 and a Samsung UN75RU7100. In both I have the Plex application installed and I can watch my entire library without any problems.
However, I also have a Samsung LN55B650T1M which, as it is older, there is no way to install the application. I can only watch movies via DLNA.

Several movies I can watch on this Samsung LN55B650T1M, however, in most cases, the TV reports that it did not recognize the video file format.

However, the list of compatibility of video formats is extensive. Just to name a few: * .avi, * mkv, * .asf, * wmv, * mp4 and codecs (Divx: 3.11, 4.x, 5.1, 6.0; XviD; H.264: BP, MP, HP; MPEG- 4, SP, ASP, MJPEG).

I would like to know if Plex is able to transcode the videos stored in my storage to the formats and codecs recognized by the TV in real time and what configuration should I perform so that this can occur correctly. I have no intention of recoding my entire library. I think that the most practical thing is that Plex itself allows that through DLNA I can choose a format (for example * .avi) and a codec (for example H.264HP) and he, whenever I send a video through DLNA, perform the encoding in real time.

Is this possible to do?

If Plex DLNA doesn’t know your TV, it’ll try to supply the files using a generic profile.
Working out what formats are actually supported via DLNA can be tricky as many vendors don’t enable all formats the TV supports for other apps or via DLNA.

There’s a very, very long post on how to work with DLNA profiles.

To be very open… it’ll probably be easier to get an entry-level streaming box or stick and attach that to your old Samsung…

1 Like

Como ele disse, talvez seja melhor você comprar algum aparelho para conectar à sua tv, tipo um Fire Tv ou alguma outra coisa que venda aí no Brasil que suporte pelo menos x264.
Eu nunca montei esses perfis mas seu caso me parece interessante de tentar resolver. Só duas perguntas: você tem plex pass? Se não, qual modelo do processador de seu Pc?

1 Like

Traduzido pelo Google Tradutor e revisado por mim

Entendo.

Nos testes que realizei, o Plex está reconhecendo a TV com o perfil Samsung SmartTV.xml

Hoje no decorrer do dia, vou tentar realizar alguns experimentos na alteração dos parâmetros contidos lá. Se encontrar resultado positivo eu posto aqui para também poder ajudar no futuro a quem precisar…

Quando a um streaming box, eu possuo um Xbox 360 desativado há anos… Se não derem certo as configurações direto no plex, como planejo, tentarei utilizar o Xbox 360.

Por quê então não uso diretamente o Xbox 360 como Streaming box? Porque é mais prático, diretamente da TV e com o controle dela, poder escolher os vídeos disponíveis para uso.

O Xbox será uma última alternativa.

Agradeço muito a rápida resposta. Lerei com bastante atenção o post indicado. Obrigado.

Translated by Google Translate and reviewed by me.

I understand.

In the tests I carried out, Plex is recognizing the TV with the Samsung SmartTV.xml profile.

Today, during the course of the day, I will try to carry out some experiments in changing the parameters contained there. If I find a positive result, I’ll post it here to help those in need in the future …

As for a streaming box, I have had an Xbox 360 disabled for years … If the settings don’t work right on the Plex, as I plan, I will try to use the Xbox 360.

Why then don’t I use Xbox 360 directly as a Streaming box? Because is more practica use directly from the TV and with its control, to be able to choose the videos available for use.

The Xbox will be a last resort.

I really appreciate your quick response. I will read the indicated post very carefully. Thanks.

Olá,

Agradeço também a rápida resposta.
Então… Como alternativa, de fato utilizar um aparelho externo simplifica as coisas. Para este caso eu possuo um Xbox 360 parado, que posso pensar em utilizar caso não obtenha êxito nas tentativas de configuração do próprio Plex.

Sim. Eu tenho o Plex Pass LifeTime.
Meu PC é antigo, mas ele consegue entregar vídeo em Full HD para as outras duas TVs, sem problemas. É um HP ProDesk 600 G1DM (Mini Desktop) com Intel Core i3-4130T e 8GB de RAM e SSD 500GB, com os filmes em um HD externo de 4TB.

Vou tentar hoje, durante o dia, ver se consigo algum progresso nessas configurações do Plex.

Agradeço a ajuda.

Solução encontrada:
Por meio do estudo do tópico indicado pelo Sr. @tom80H consegui solucionar a questão realizando o seguinte procedimento:

Removi todo o conteúdo das tags deixando apenas a tag para fotos jpeg.
Alterei o conteúdo da tag para MKV, MPEG4 e ACC. Com isso, deu certo.

Segue abaixo o arquivo Samsung SmartTV.xml alterado e que para mim funcionou.
Ressalto que toda a minha biblioteca é em MKV. Sendo assim, não testei com outros containers.

Solution found:
Through studying the topic indicated by Mr. @tom80H I was able to resolve the issue by performing the following procedure:

I removed all content from the tags leaving only the tag for jpeg photos.
I changed the content of the tag to MKV, MPEG4 and ACC. With that, it worked.

Below is the changed Samsung SmartTV.xml file that worked for me.
I emphasize that my entire library is in MKV. So, I haven’t tested it with other containers.

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<Client name="Samsung SmartTV">
  <!-- Author: holzi -->
  <!-- http://www.samsungdforum.com/Guide/View/Developer_Documentation/Technical_Notes/Player/Detailed_player_specification -->
  <Identification>
    <DeviceDescription>
      <ModelUrl substring="samsung.com" />
    </DeviceDescription>
  </Identification>
  <Settings>
    <Setting name="EmitAlbumArtResources" value="true" />
  </Settings>
  <TranscodeTargets>
    <VideoProfile container="mkv" codec="mpeg4" audioCodec="aac" context="streaming" />	
    <PhotoProfile container="jpeg" />
  </TranscodeTargets>
  <DirectPlayProfiles>
    <PhotoProfile container="jpeg" />
  </DirectPlayProfiles>
  <CodecProfiles>
    <VideoCodec name="mpeg2video">
      <Limitations>
        <UpperBound name="video.width" value="1920" isRequired="true" />
        <UpperBound name="video.height" value="1080" isRequired="true" />
        <UpperBound name="video.frameRate" value="30" />
        <UpperBound name="video.bitrate" value="30720" />
      </Limitations>
    </VideoCodec>
    <VideoCodec name="mpeg4">
      <Limitations>
        <UpperBound name="video.bitrate" value="8192" />
      </Limitations>
    </VideoCodec>
    <VideoCodec name="h264">
      <Limitations>
        <UpperBound name="video.bitrate" value="37500" />
        <UpperBound name="video.level" value="41" />
      </Limitations>
    </VideoCodec>
    <VideoCodec name="wmv2,wmv3,vc1">
      <Limitations>
        <UpperBound name="video.bitrate" value="25600" />
      </Limitations>
    </VideoCodec>
    <VideoAudioCodec name="ac3,wmav2,dca,aac,mp3">
      <Limitations>
        <UpperBound name="audio.channels" value="6" />
      </Limitations>
    </VideoAudioCodec>
  </CodecProfiles>
  <ContainerProfiles>
    <PhotoContainer name="jpeg">
      <Limitations>
        <UpperBound name="media.width" value="1920" isRequired="true" />
        <UpperBound name="media.height" value="1080" isRequired="true" />
      </Limitations>
    </PhotoContainer>
  </ContainerProfiles>
  <DlnaMediaProfiles>
    <DlnaVideoProfile container="mkv" pn="" mimeType="video/x-mkv" />
  </DlnaMediaProfiles>
</Client>

Apesar de eu achar que não os tinha, encontrei alguns exemplares de arquivos no container MP4 em minha biblioteca.
Verifiquei que a TV LN55B650T1M não os conseguia ler. Emitia mensagem de erro de formato de arquivo não compatível.
Mantendo o código da postagem anterior, a solução foi a de alterar o container para MKV.
Para isso, utilizei o software Avidemux. Abri o vídeo a ser recodificado (originalmente em MP4). Como opção de Video Output escolhi Copy e como configuração para Audio Output também escolhi a opção Copy.
Como Output Format escolhi MKV Muxer.

Essas opções fizeram com que os formatos originais que estavam encapsulados no container MP4 fossem mantidos, mudando apenas o formato de encapsulamento para MKV. Isso fez com que a maioria dos arquivos passassem a ser reconhecidos nativamente pela TV em questão, já com a alteração do código mostrado acima (não testei sem a alteração do código, está funcionando, né! É o que me importa!).

Porém, um dos arquivos não funcionou esse procedimento, e ele já estava no formato MKV. Verifiquei que o formato de áudio estava como Dolby Digital. Toda vez que aparece um arquivo MKV com Dolby Digital o arquivo não é lido.

Então, utilizando o mesmo programa Avidemux, realizei a conversão de MKV para MKV mesmo, também, mantendo a saída de vídeo como Copy e o formato de saída como MKV. Porém, a saída de audio eu escolhi como AAC (FDK). Feito isso, o arquivo foi lido sem problemas na TV.

Em outra postagem acima escrevi que se não desse certo eu tentaria utilizando o XBox360. Fiz essa tentativa ontem e descobri que o Plex não mais dá suporte ao XBox360, mesmo já com o aplicativo instalado. Triste isso…
Por tudo o que eu pesquisei e avaliei, a questão não é o XBox360 não ser compatível, mas o próprio Plex provocar essa incompatibilidade.
O XBox lê toda a biblioteca normalmente e executa arquivos de áudio inclusive. Porém, arquivos de vídeo, ele fica em time out e não conclui.
O Servidor do Plex, inclusive mostra que o vídeo está em execução, mas ele não executa.
Assim, possivelmente, o App que está instalado no XBox e obsoleto visto a Microsoft não mais permitir a atualização, está tentando utilizar algum protocolo não mais aceito pelo servidor (há comentários sobre a utilização de downgrade do servidor para poder voltar a funcionar, o que corrobora com esta tese).

Em fim, entendo ser questão de segurança a atualização. Porém, a Plex deveria deixar a utilização ou não de alguns protocolos como optativo pelo usuário. Em minha rede local não terei problemas de ataques, então, nada impediria de o Plex voltar a permitir o funcionamento do meu antigo XBox360.

Triste essa decisão da Plex. Poderiam rever isso…

This topic was automatically closed 90 days after the last reply. New replies are no longer allowed.