Metadata Agents MOVIES & TVSHOWS Porguês

Ficheiros modificados pra obter Sinopses, Descrições e Legendas em PT
Em Primeiro Lugar importa referir que este é o meu primeiro post, comecei a utilizar o PLEX à sensivelmente 4 dias, e apesar de satisfeito com o potencial, desde cedo senti a necessidade de encontrar forma de obter as sinopses e as legendas de forma automática. Só assim esta poderia passar a ser uma solução à altura das necessidades da família.

Antes de explicar o que foi feito, informo que este será um post extenso, composto por **2 partes**, em primeiro lugar a **descrição minimamente pormenorizada dos meus passos até chegar à solução**, de modo a que quem tiver mais conhecimento que eu na área de programação (o que não será difícil) poderá facilmente entender o que fiz e o que poderá ser alterado para que a solução encontrada seja optimizada, e em segundo lugar uma **explicação de como poderão ser aplicados os ficheiros** para permitir que os interessados implementem esta solução.

**EXPLICAÇÃO**
Após a instalação procurei alguns "metadata agents" que fizessem ou que tivessem a capacidade para procurar informações em Português, tendencialmente em pt-BR porque tinha a ideia de que em pt-PT seria mais difícil encontrar uma base de dados minimamente completa.

[list]

[*]Começando pela secção Movies, após ter testado o "UnoficialIMDB agente" percebi que nunca conseguia ter acesso à língua Portuguesa no menu de importação, dessa forma foi procurar nos Plugins os responsáveis pela importação das sinopses e legendas.
[*]Identifiquei os Seguintes: **TheMovieDB** para Sinopses, **OPENSUBTITLES** para legendas, e adicionei o **PODNAPISI** também para legendas porque me pareceu que seria melhor em termos de quantidade de legendas disponíveis (disponivel na secção dos "metadata agents").
[*]Para não entrar em detalhes em demasia, explico apenas que editei 2 tipos de ficheiros os ficheiros "DefaultPrefs.json" e "__init__.py" que se encontram nas pastas dos "metadata agents". Para exemplificar com o caso do OPENSUBTITLES, abri a pasta dos plugins (C:\Users\**O VOSSO USERNAME**\AppData\Local\Plex Media Server\Plug-ins) os referidos ficheiros encontram-se em ...\OpenSubtitles.bundle\Contents e ...\OpenSubtitles.bundle\Contents\Code respetivamente.
[*]As alterações no "DefaultPrefs.json" definições prendem-se com o facto de no windows o botão das "Preferences" não estar disponível no Media Manager. O ficheiro "__init__.py" calculo que seja o responsavel pelo código efetivo do plug in, por isso também alterei algumas definições.
[*]**IMFORMAÇÃO UTIL** Ao editar os vários ficheiros (com o notepad++) e aquando de alguns testes, entre restart ao "Plex Media Server" percebi que os plugins de origem (TheMovieDB e Opensubtitles e TheTVDB) automaticamente voltavam às suas configurações iniciais, ou seja, após o truque funcionar durante uma sincronização, assim que o server era reiniciado todos os ficheiros voltavam ao "normal". Por isso tive de encontrar uma solução para que os ficheiros não fossem permanentemente alterados. (Mais à frente explico como no Tutorial)
[*]Por ultimo tive de fazer algumas alterações nos referidos ficheiros no "metadata agente" TheTVDB para que o mesmo encontrasse as sinopses em Português, as que existem claro, caso não existam é descarregado automaticamente a versão em Inglês.
[/list]

**TOTURIAL**

[list=1]

[*]Sair do Plex Media Server - Terminar mesmo o Processo, no Windows, basta clicar com o lado direito do rato no icon na bandeja de sistema e fazer "exit"
[*]Descarregar os ficheiro em baixo e descomprimir para a pasta plugin's do Plex Media Server, **Substituir** todos os itens. A pasta como referido encontra-se em C:\Users\**O VOSSO USERNAME**\AppData\Local\Plex Media Server\Plug-ins
[*]****Agora a parte mais importante**** Para que as configurações fiquem sempre em vigor, é necessário revogar as permissões do sistema e dos utilizadores para mexerem nessas pastas, no caso do Windows é necessário selecionar cada pasta individualmente P.Ex. Selecionar "OpenSubtitles.bundle" ir a Propriedades>Segurança>Avançado>Alterar Permissões> Selecionar Sistema (System) e clicar em Editar, depois é preciso marcar as ultimas 9 opções na Coluna Negar (Deny).Repetir este ultimo passo para o User Administrador (Administrator). De seguida marcar a ultima opção "Substituir todas as permissões do objeto subordinado pelas permissões herdáveis deste objeto" Finalizar e aceitar todos as mensagens que forem apresentadas.
[*]Repetir os passos para todas as pastas alteradas.
[*]Iniciar o Plex Media Server e abrir o "Media Maneger", ir a Preferences>Agents e para a secção Movies Usar a seguinte ordem no "metadata agent" **Freebase** (cima para baixo) 1-TheMovieDB, 2-Local Media Assents, 3-Podnapisi, 4-OpenSubtitles, 5-MoviePosterDB, 6-Freebase, 7-Wikipedia. Para TV-Shows usar a seguinte ordem no "metadata agent" **TheTVDB** (cima para baixo) 1- TheTVDB, 2-Local Media Assents, 3-Podnapisi, 4-OpenSubtitles, 5-TVRage, 6-Plex Music theme.
[*]Por ultimo testar as configurações. Adicionar uma secção P.Ex. Movies, Escolher a pasta e antes de aceitar, é preciso ir a Advanced, escolher "Freebase" no Agent e escolher "Português" na Linguagem. Esperar que faça o update completo.
[/list]

**NOTA**
Quando se adiciona uma pasta com uma quantidade muito elevada de filmes ou series, é normal que algums destes, (poucos) fiquem com a info em Inglês (apesar de nos sites thetvdb.com e themoviedb.com terem as informações em PT, de referir que para ter acesso a sinopses em pt no themoviedb.com é necessário ter conta), não sei o porquê mas julgo que seja pela quantidade elevada de comunicações apenas a um servidor. Para corrigir estas situações basta fazer o Fix Incorrect Match ou Refresh Metadata às vezes é necessário fazer mais de uma vez, mas são poucos os casos.
Sugiro que, pelo menos no caso dos Filmes, tenham uma conta no themoviedb.com para que se por ventura tentarem ter um filme com sinopse em pt e este tiver em inglês confirmarem se existe ou não. No caso do thetvdb.com não é necessário ter conta para ver em pt, mas é sempre bom confirmar para não tar a culpar o sistema por apresentar as sinopses em inglês.

Aconselho vivamente a não fazer update de forma automática ao Plex Media Server sem pelo menos copiar as pastas que, já que é bem provavel que ao se efetuar o update os plugins de origem voltem a ficar com as definições originais.

Espero ter contribuído, e dentro das minhas limitações estarei disponível para qualquer questão.

EmanuelM

interessante …

as alterações que vejo que vc fez são

adicionar portugues a procuras correto ??

languages =, Locale.Language.Portuguese] nos agentes

gostaria de saber se pode me ajudar pois IMDB não aparece na minha lista

Basicamente foram essas as alterações sim, mas tambem foi necessário alterar o ficheiro de "preferences".
Não consegui perceber bem a sua questão, julgo que está a questionar o facto de na sua pasta de plugins não se encontrar esta "IMDB.bundle" certo? Está a correr a ultima versão do PMS? Qual o SO?, eu apenas uso Windows por isso não saberei dizer se existem diverenças nos plugin's de origem.
Se no seu caso não tiver a pasta referida, poderei tentar juntar todos os ficheiros desse metadata agente, já que alem da pasta nos plugin's, depois existem mais ficheiros de configuração, nomeadamente na pasta "plugin suport" e como esse metadata agent é um plug in pricincipal, não poderá adicionar o podnapisi e o opensubtitles sem que ele tambem exista, caso contrario não aparecerão na lista agents.

uso o win XP

estou utilizando a última versão PMS

acredito que como vc mencionou aí tenho que alterar algo no ficheiro preferences para que o IMDB possa ficar visível

A questão é que nos "agents", no menu preferences, nunca aparecerá IMDB na secção Movies porque o nome do plugin é FREEBASE, contudo na pasta dos plugins esta chama-se IMDB, por isso o que aconselho é substituir a pasta, que julgo ela já se encontrar no seu sistema, visto que está a utilizar a versão mais atualizada.

Boas bubinha88

estou tendo o mesmo problema.

porem tenho instalado o plex no sistema linux.

no sistema linux encontro a pasta em usr/lib/plexmediaserver/resources/plug-ins/

parei o plex e de seguida copiei todas as pastas plexmeadta que vc colocou neste topico. de seguida dei atributos 755 em todas as pastas e subpastas

de seguida reinicie o plex media servidor

efetuei as alteracões necessarias na ordem como vc mencionou no tutorial , depois fui criar uma nova pasta de filmes e na opcão advanced so me aparece CINE21 ou FREEBASE,

no cine21 = so me aparece o idioma em Koreano

no freebase = aparece varios idiomas disponiveis como english,frances, italiano,espanhol,alemão,holandes etc.etc.etc. menos o idioma Português

o que sera que esta acontecendo pois não aparece de modo algum, pois tenho interesse em alterar as sinopses dos meus filmes e as capas pois esta tudo em inglês tenho mais de 80 filmes na pasta Filmes que criei anteriormente.

oi,

obrigado pelo tutorial, nao sei pq os devs do plex nao adicionam essa opcao por padrao. Enfim,

baixei e copiei as pastas, e configurei conforme descrito. As sinopses estao em portugues, mas os nomes dos filmes estao em ingles. Tem alguma ideia do que esta acontecendo?

e eu ja tinha uns filmes em ingles. Nao tem como forçar baixar td de novo? pensei em apagar os .nfo . So isso eh suficiente?

vlw pela atencao galera,

Antonio Lucas

Não é preciso isso...

Basta copiar os plugins para a pasta "C:\Users\%utilizador%\AppData\Local\Plex Media Server\Plug-ins\" e copiar também para a pasta "C:\Programas\Plex\Plex Media Server\Resources\Plug-ins\".
Pelo que notei o plex ao abrir vai ver se os plugins do appdata coincidem, caso sejam diferentes ele subtitui-os pelos que nem na pasta, por isso dessa forma fica resolvido.
;)

Aqui os títulos dos filmes ficaram em inglês como corrigir?

aqui deu tudo certo, apenas o titulo do filme permaneceu em inglês

Valeu a dica, tudo funcionando como detalhado!

Abs.

Meu caro, 1º peço desculpa pelo atraso na resposta, julgo que entretanto terá encontrado uma solução contudo apenas refiro que não consigo ajuda-lo porque julgo que deverão existir diferenças na configuração do sistema operativo. E eu não tenho instalado o plex em LINUX.

ABC

Meu caro,

Julgo que não configurei os metadata agents para pesquisarem a titulo em Inglês, porque devido às várias versões do titulo (pt-BR e pt-PT) sempre me habituei a usar e pesquisar os filmes em en-US. E francamente é mais simples para os encontrar online.
No entanto como já passou algum tempo desde que alterei os ficheiros, não sei se fiz essa alteração. Por isso, e por via das duvidas aconselho a remover as pastas dos filmes do sistema (no media server) e voltar a adiciona-las, de modo a que todo o conteúdo seja alterado.
Contudo poderá ser possivel fazer essas alterações, infelizmente presentemente já não uso o PLEX por isso não irei fazer qualquer alteração, mas sinta-se à vontade de usando as indicações e o tuturial acima tentar fazer algumas alterações.

ABC

EmanuelM

Posso saber o que você usa no lugar do PLEX (se é que usa algo).
E se caso se lembre, gostaria de saber como faz a versão inversa do que ele pediu.
Passar o Título para en-US e manter a sipnose em PT-br.

Muito importante salientar que após substituir a pasta com os plugins que o Bubinhas88 disponibilizou acima, assim que abrir novamente o PlexApp o sistema solicitará atualizar o Plex. Nesse caso é necessário clicar em SKIP, pois caso contrário a pasta Plug-ins será atualizada com a da última atualização, o que substituirá novamente os plugins do Bubinhas88

Tem como colocar os nomes dos filmes em português? e a capa? Valeu! pelo tutorial!

Pessoal,

Uso o PLEX no Mac (server) e vejo minhas séries numa SmartvLG.

Fiz a configuração postada aqui e tudo funcionando. Somente as novas postagens, as que estavam lá não teve modificação.

Meu problema é com a legenda.

Agora não baixo mais legenda, pois o próprio Plex se encarrega de se conectar com o servidor de legenda e exibe a mesma.

Mas, gostaria que isso fosse apenas quando o audio fosse em inglês e não os dublados também.

Olá,

vc tentou marcar la nas configurações do PMS a opção somente mostrar legendas em áudio estrangeiro? 

Pessoal,

Uso o PLEX no Mac (server) e vejo minhas séries numa SmartvLG.

Fiz a configuração postada aqui e tudo funcionando. Somente as novas postagens, as que estavam lá não teve modificação.

Meu problema é com a legenda.

Agora não baixo mais legenda, pois o próprio Plex se encarrega de se conectar com o servidor de legenda e exibe a mesma.

Mas, gostaria que isso fosse apenas quando o audio fosse em inglês e não os dublados também.

Como você fez no mac? Como faço para encontrar os arquivos do PMS?

Obrigado.

Ola a todos.

Fiz tudo como as instruções do Bubinhas.

Ficou tudo igual, mas penso que terei de remover a biblioteca e voltar a adicionar para que o scraper actualize todas as iuinformações para português.

É assim que funciona ???

E já há solução para os titulos ficarem em português ?? O IMDB já tem a maior parte dos titulos em Português, aliás no XBMC os titulos ficam todos em português 

usando O UNIVERSAL MOVIE SCRAPER